segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mais debate sobre Livre Arbítrio X Predestinação Incondicional

Estava olhando minhas mensagens de e-mail antigas, quando me deparei com uns e-mails que continham verdadeiras produções teológicas. Trata-se de algumas trocas de mensagens eletrônicas onde fora realizado mais um embate saudável sobre o tema soteriológico do Livre Arbítrio X Predestinação Incondicional.

Recentemente publiquei em três posts um debate com o irmão Clóvis sobre o mesmo tema (podem conferir no arquivo do blog que vocês acham). Desta feita o embate fora com o irmão Thiago de São Paulo-SP, e como achei o debate também de um bom nível, tanto humano quanto teológico, resolvi organizá-lo e publicá-lo para o crescimento espiritual e bíblico sobre o tema, tanto dos “calvinistas” como dos “arminianos”.

Os comentários do irmão Thiago estão de vermelho, e os meus de azul.

“Prezado Anchieta Campos,

Meu nome é Thiago, sou um ex-membro da AD de São Paulo-SP, Li seu artigo sobre o livre arbítrio e gostaria de pergunta-lhe, Como fica a situação de romanos 7.11:24 onde vemos Paulo descrevendo a situação pecaminosa em que vive o homem e sua incapacidade de buscar a Deus ? E também temos Atos 13.46:48 onde Lucas inclusive usa a palavra "destinados"

Aguardo Retorno

Muito Grato

Thiago M De França”.


“Caro Thiago,

Primeiramente obrigado pela sua atenção para com o meu blog.

Você não é o primeiro irmão calvinista que me escreve, e com certeza não será o último. Admiro-os bastante pelo zelo para com as tradições doutrinárias que herdaram do período reformador. Isso é louvável e digno de respeito, haja vista que muitas igrejas atuais (principalmente as pentecostais) estão sendo levadas por ventos de doutrinas e aberrações teológicas, principalmente no campo pneumatológico. Ortodoxia é algo que falta em uma parte significativa dos protestantes pentecostais, mas saiba que a Assembléia de Deus em si, como instituição, é uma denominação que trata o estudo sistemático da Palavra de Deus de um modo sério, coerente e equilibrado, algo que pode ser perfeitamente percebido pelos nossos editos oficiais da CPAD. O que ocorre é que nem sempre é fácil a propagação do conhecimento, principalmente no caso da AD, que como bem sabe o amado, é a maior denominação evangélica do Brasil e a maior denominação pentecostal clássica do mundo.

Quanto aos textos de Rm 7:11-24 e At 13:46-48, vou lhes deixar a minha modesta interpretação e análise:

O texto de Romanos 7 trata sobre a ineficácia da lei salvar ao homem, devido a mesma se encontrar enferma (ineficaz em seu propósito de salvar) por causa da carne (Rm 8:3), devido a impossibilidade humana de a cumprir por completo, e sendo assim, a lei é impotente para salvar (Rm 3:20; Gl 2:16 e Tg 2:10). Portanto, a lei apenas opera a morte (ou condenação, cf. Rm 8:1,2), apontando o pecado (Rm 7:7-9), mas sem poder solucionar o problema do mesmo. Desse modo, veio Jesus, como homem, para cumprir a lei que era “impossível” de ser cumprida pelo homem natural, realizando após isso o sacrifício perfeito para a remissão eterna dos nossos pecados (tudo isso muito bem compreendido pelos caros irmãos tradicionais, não necessitando de referências para tal). Era esse o único meio de alcançarmos a remissão e perdão pelos nossos pecados.

Perceba que Paulo em nenhum momento, bem como toda a Bíblia, afirma que o estado de “morte” espiritual torna o homem inapto de se dirigir a Deus. Basta recordar-nos do filho pródigo, que segundo Jesus estava morto (espiritualmente) (Lc 15:24), mas que caiu em si (ou tornou-se a si) (Lc 15:17) e ele mesmo, por sua própria convicção e entendimento do quadro em que se encontrava a sua vida, levantou-se e foi em busca do pai (Lc 15:18), culminando com a sentença do verso 32: “tinha-se perdido, e achou-se”.

Por fim, quanto a Romanos 7, essa passagem ainda nos mostra a constante luta entre o crente e a sua mesma carne (corpo carnal, que continua o mesmo) (ver Gl 5:17), tendo sempre em mente a intrínseca relação entre a carne e o pecado, aonde os mesmos nunca se separarão em uma humanidade caída como essa é (2 Cr 6:36; Ec 7:20; 1 Jo 1:8). No demais, esses versos de Rm 7 apenas demonstram a livre-vontade de Paulo em querer fazer o bem. Para uma melhor compreensão sobre Rm 7 ver o meu post “O crente e o pecado”
http://anchietacampos.blogspot.com/2007/12/o-crente-e-o-pecado.html.

Quanto a Lucas 13:48, uma simples exegese e uma análise do contexto de Atos com demais referências bíblicas, torna bem claro a não defesa de uma salvação pré-destinada.

Destinados (ou ordenados), é a palavra em português para o vocábulo grego tetagmenoi, do verbo tasso. Tendo em vista que o próprio verso 46 mostra claramente a responsabilidade humana na aceitação ou rejeição da vida eterna, combinado com o sentido original da palavra, podemos tranqüilamente afirmar que a mais coerente interpretação para tetagmenoi é “estavam dispostos”, ficando em total conformidade com 1 Tm 2:4, Tt 2:11 e 2 Pe 3:9.

Além do mais, segundo Rm 11:20-22, não existe ninguém destinado incondicionalmente à salvação eterna: “Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado”.

Meu caro irmão Thiago, não me leve a mal, mas gostaria de uma “considerações finais”.

Os amados trazem sempre versos para nós e nós sempre esclarecemos o vosso equívoco, mas existem inúmeros versos “arminianos” que os amados se incomodam, pois nunca conseguiram “refutar”. Dentre muitos deixo apenas dois, um sobre “predestinação” e outro sobre “cessacionismo”:

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!” Mateus 23: 37. O querer da salvação de Israel por parte de Deus foi impedido pelo livre arbítrio do povo judeu? Onde está o querer divino (que segundo vocês é incondicional e absoluto para a salvação) determinante para salvação sobre o povo de Israel?

“O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido” 1 Co 13:8-12. Quando vier o que é perfeito e passarmos a ver face a face (e não mais haverá o que agora é conhecido em parte), não é uma clara alusão ao céu de glória?! Se for assim as línguas, profecias e a ciência apenas desaparecerão na glória?! Não é isso mesmo meu caro amigo tradicional?

Amado Irmão Thiago, sou muito grato pela sua atenção para com o meu humilde blog. Me despeço afirmando nossos laços de irmandade e fraternidade como temos em irmãos em Cristo.

Que o Senhor nosso Deus possa abençoar você e os seus grandemente, em nome de Jesus!

“Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém”. Judas 25.

Atenciosamente,


Anchieta Campos”.

Continua.

Anchieta Campos

5 comentários:

Anônimo disse...

Graça e Paz,
Muito bom o seu artigo, ele vai me ajudar muito no preparo de um debate que vou ter no meu curso de frances.
Um grande abraço
Deus abençoe sua vida.
Cinha

Anchieta Campos disse...

Cara irmã Cinha, a paz do Senhor.

Obrigado pelas palavras de apoio e incentivo. Saiba que as mesmas muito me ajudam e motivam. Deus lhe abençoe por isto.

Boa sorte em seu debate.

Abraço.

Anchieta Campos

Anônimo disse...

Caro irmão anchieta, a paz do Senhor Jesus continue convosco
sinto-me alegre em ver servos do Senhor Jesus comprometidos com a verdade da sua palavra,empenhando tempo e esforço a fim de que o nome do Senhor seja glorificado com a revelação da sua palavra

Quanto ao aspecto da predestinação absoluta, gostaria de endoçar a sua refutação fazendo uso de alguns textos biblicos bem contudentes:

Deus deseja que todos os homens se arrependam, e tenham o pleno conhecimento da verdade ai vemos o plural não singular (todos) I TM:2,17


Esse versiculo bem conhecido João 3:16 dis Deus amou o mundo,não uma nação mais a toda raça humana.


A salvação tão bem explicita na biblia depende do livre arbitrio de cada um,em crer ou não, só não recebe a salvação aquele que não cre em Jesus e o regeita como salvador João 3:14,19

A biblia ainda nos dis que Deus estava em crito reconciliando o mundo consigo mesmo,o mundo ai representa todos os homens caidos e enfermos pelo pecado,Jesus dis que não veio chamar justos mais pecadores ao arrependimento,e a biblia nos dis que todos pecaram e destituidos estão da gloria de Deus

Tito 2:11 dis que Jesus Cristo a graça de Deus se ha manifestado trazendo salvão a todos, não dis para os predestinado todos que aceitam a cristo esta incluso no ró dos predestinado no que dis respeito que Deus predestinou toda a humanidade para a salvação a biblia dis que o cordeiro foi morto ainda antes da fundação do mundo,ali estava predestinando Deus a toda raça humana a ser beneficiada pelo sacrificio de Jesus atraves da fé EFE:2,8,9.


Nos faltam tempo e espaço para postar tantos versiculos que refutam a predestinação absoluta a Salvação pode ser perdida Pauulo disse que ele esmurrava seu corpo e o reduzia a servidão seja a sujeição do espirito para que ele ganhando outros para crito ele mesmo não viesse a ser condenado seja não viesse a perder a sua salvação,vemos a igraja de laodiceia o seu estado diante de Deus e a nessecidade de santificação que e pre-requisito para a salvação Hb:12,14

Vemos a parabola das dez virgens em relação a mantermos uma vida de santidae e vigilancia para a chegada do noivo e a presença do espirito de Deus em nossas vidas Mt:25,1,13.
Vemos que quando o jovem rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para salvar-se Jesus não disse a ele que ele tinha de ser predestinado,mais sobre o aspecto de terDeus em primeiro lugar em seu coração e de seguir a Jesus siga-me Lc:18,18 Jesus dis que Aquele que perseverar ate o fim sera salvo Mc:13,13 Um grande abraço fica na paz irmão José Raimundo Salvador-Ba.

vandilson disse...

Meu amados irmãos e anchieta, graça da parte de Deus e do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, tenho buscado resposta na palavra de Deus sobre o tema que esta aqui abordado, encontrei esse Blog que me convenceu assim como espirito ja tinha me convencido pois Deus quer que todos os homem se savem e venha ao conhecimento da verdade, apenas esse vesiclo da parte de Deus ele fala tudo em todos se é essa a vontade de Deus e tambem como o calvinimo dis que a avontade soberana de Deus então eles estão ciente que todo o mundo, todas as pessoas irão ser salva no dia do senhor,sei que eles descorda disso pois esta repleto de vesiculos que diz que muitos serão condenado, porque a aplavra de Deus não tem contradião, a paz do senhor e um vesiculo para eles que esta em 2 Pedro2.1 que diz E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. amém que reputar que sou novo convertido tenhso apnas 1 e meio que estou comendo leite da parte de Deus que vcs que estudão busque cada vez colocar, nos blog a verdadeira paravra de Deus. Que os amados irmão ore por min para que deus me livre desses ventos de doutrinas de satanas que estar e ainda vem pela frente pois é chegado o fim .Missionário Vandilson

leo disse...

Queridos irmão, a paz.

Aconselho aos irmão a lerem mais os teólogos reformados. John Piper (inclusive a CPAD está publicando livros dele), John MacArthur, Wayne Grudem, John Stott, Willian hendriksen, Lutero, Calvino, Spurgeon, A, W, Pink, Martin Loyde Jhones... Temos, excelentes teólogos brasileiros também. Por exemplo: Augustus Nicodemus Lopes, Heber Carlos de Campos, Hernandes Dias Lopes... e uma nuvem de testemunhas reformada que professa o calvinismo.

Sobre a refutação acima, não me convenceu. O filho pródigo nunca deixou de ser filho. O novo nascimento, ou regeneração é um ato soberano de Deus. Nenhuma criança nasce por sua livre vontade. Ou será que você veio nasceu porque quis isso?

Abs!

José L. Santos