domingo, 14 de dezembro de 2008

O dia da Bíblia

Publico novamente depois de um ano (como os tempos estão passando ligeiro!) o artigo em que falo sobre a Bíblia e o seu dia, realizando apenas uma pequena adaptação em relação ao ano.

Portanto, quem não leu ano passado lê agora, e quem já leu pode relembrar algo que esqueceu.

Hoje (14/12/2008), por ser o segundo domingo do mês de dezembro, é comemorado em cerca de 60 países o Dia da Bíblia. É bem verdade que todo dia é dia da Bíblia, mas ter um dia específico para se comemorar a existência e engrandecer este Sagrado Livro, que é uma dádiva divina para a humanidade, não é pecado, nem modismo.

Segundo informações da Sociedade Bíblica do Brasil http://www.sbb.org.br/, o dia da bíblia surgiu no ano de 1549, por ocasião em que um bispo chamado Cranner, que vivia na Grã-Bretanha, incluiu no livro de orações do rei Eduardo VI, um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura da Escritura Sagrada. A data escolhida foi o segundo domingo do advento (o advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem ao natal). Foi dessa forma que o segundo domingo de dezembro se tornou o Dia da Bíblia.

No Brasil o Dia da Bíblia começou a ser celebrado por volta de 1850 pelos primeiros missionários protestantes oriundos da Europa e dos Estados Unidos, que aqui vieram para semear a Palavra de Deus. Durante o período do império a liberdade religiosa foi restrita (apenas a Igreja Católica Romana tinha liberdade) e impedia as manifestações públicas dos evangélicos. Mas por volta de 1880, a liberdade foi crescendo e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, foi se popularizando.

Pouco a pouco as diversas denominações protestantes institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, no ano 1948, aonde em dezembro deste mesmo ano houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, realizada em São Paulo, no monumento do Ipiranga.

Hoje as comemorações alusivas ao Dia da Bíblia mobilizam uma boa parte dos cerca de 40 milhões de cristãos protestantes de todo o Brasil. Em alguns estados e vários municípios o Dia da Bíblia é data oficial. Para a honra e para a glória do nome do Senhor.

A Bíblia é sem dúvida um Livro singular em todos os seus aspectos. Ela é o Livro dos recordes: o mais traduzido (com mais de 2.212 línguas e dialetos, acrescendo-se 40 novas traduções por ano); o livro de maior tiragem; o livro mais lido e também o livro mais amado e perseguido que já existiu. Reis, ditadores e até líderes religiosos (inclusive cristãos) tentaram de toda a forma proibir o seu acesso ao povo, destruí-la e apagá-la da memória humana, mas com a dedicação de homens e mulheres tementes a Deus e que haviam sido transformados por essa poderosa Palavra, que não temeram a espada, o fogo e a morte, guiados por Deus, que acima de tudo e de todos foi o Responsável Maior pela preservação desse Livro para a humanidade, a Bíblia hoje goza do absoluto status de imperecível, habitando em lares de todo o planeta (tanto de príncipes e reis como de pessoas que nem mesmo tem casa para morar), digitalizada na internet e computadores de todo o mundo. Os ataques infudados recebidos por céticos a centenas de anos mostram que não surtiram efeitos pelos fatos expostos acima.

A Bíblia, do grego ‘biblios’, que significa ‘biblioteca’, é realmente uma biblioteca composta de 66 livros, livros estes escritos por aproximadamente 40 autores diferentes em um período de aproximadamente 1.500 anos. Ela não fora escrita por um consenso coletivo. Alguns autores escreveram na Babilônia, outros em Jerusalém e Oriente Médio, Grécia, Itália, etc. Um dos autores fez às vezes como de um historiador ou repórter (relatando vidas de reis, plebeus, fatos heróicos e outros vergonhosos), já outro escreveu como biógrafo das mais variadas classes de pessoas, outro escreveu tratados teológicos dos mais diversos assuntos, ainda outro compôs poemas (alguns de amor) e escreveu provérbios, enquanto outro registrou profecias. Com tanta diversidade de autores, datas, regiões e temas, a Bíblia mantém uma precisão e harmonia de impressionar a todo pesquisador coerente e imparcial. Centenas de profecias cumpridas, somente em Cristo foram mais de 300 referências vero-testamentárias cumpridas na vida de Jesus. Predições de nomes, lugares, pessoas, ruínas e glórias de reinos, a Bíblia é sem dúvida alguma um livro que foge as limitações humanas. Nela não são encontrados erros matemáticos, geográficos, históricos ou científicos de qualquer espécie, tendo inúmeros fatos mencionados nela sido comprovados pela arqueologia, registros históricos apócrifos e pela própria ciência comprovada. Dentre inúmeras afirmações feitas na Bíblia que comprovam a sua veracidade (inspiração divina) e harmonia com a realidade científica, basta apenas relatar que Isaías já sabia, cerca de 700 anos antes de Cristo, que a Terra é um círculo (cf. Is 40:22) e de que Jó, que viveu aproximadamente entre 2.000 e 1.800 antes de Cristo, já sabia que a Terra está “solta” e sem base alguma no universo (cf. Jó 26:7).

Ela é a Palavra de Deus escrita aos homens, infalível, inerrante, escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo do Senhor, conforme 2 Pe 1:21 “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” e 2 Tm 3:16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus...”. A Bíblia é a verdade (cf. Jo 17:17); é ela que nos dá o conhecimento da vida eterna (cf. Jo 5:39 e 2 Tm 3:15); ela nos impede de pecarmos contra Deus (cf. Sl 119:11); ela é viva (cf. Hb 4:12); ela nos dá ensino, paciência, consolação e esperança (cf. Rm 15:4), além de inúmeros outros atributos inerentes a Bíblia Sagrada.

Por fim, cabe dizer que a Bíblia em toda sua grandeza detém uma mensagem central, que se perfaz desde Gênesis até o Apocalipse: a salvação eterna em Jesus. Essa é a mensagem central da Bíblia! Toda a Bíblia aponta e trata dessa que é a mais maravilhosa verdade que existe em todo o universo! A Igreja nunca poderá fugir dessa mensagem, devemos sempre anunciar a salvação em Cristo Jesus, e estarmos cientes de que fomos alcançados por ela. Amém!

“... sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” 2 Timóteo 3:15.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” Hebreus 4:12.

Cabe aqui algumas frases de grandes personagens da história:

“Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Todo o bem da parte do Salvador do mundo nos é transmitido mediante este livro” Abraão Lincoln.

“É impossível governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia” George Washington.

“A Bíblia não é um simples livro, senão uma criatura vivente, dotada de uma força que vence a quantos se lhe opõem” Napoleão Bonaparte.

“Este livro dá a razão da supremacia da Inglaterra” Rainha Vitória.

“Este livro, senhor, é o rochedo no qual se fundamenta a nossa República” Andrewn Jackson.

“Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana” Isaac Newton.

“A Bíblia é o maior documento ao alcance da raça humana” Billy Grahan.

Anchieta Campos

2 comentários:

João Paulo Mendes disse...

paz do Senhor meu irmão,

Parabéns pela postagem acerca do dia da Bíblia, também coloquei algo em meu blog.
Achei um pouco tímida a comemoração que ocorreu em minha cidade, eu estava lá presente, haviam poucos carros na carreata. Mas Ela continua sendo brilhante, tremenda, espada cortante que nos consola, alegra, exorta, repreende, tudo para nosso bem , para que alcancemos o céu preparado para nós.
Deus o abençoe e continue mantendo vivo em seu coração o amor pela Palavra de Deus.

João Paulo
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com

Anchieta Campos disse...

Caro irmão João Paulo, a paz do Senhor.

Em minha cidade foi a primeira vez que houve comemoração ao dia da Bíblia. Cultos em todas as igrejas, carreata e um culto final na praça de eventos da cidade. Por ter sido a primeira edição houve alguns desencontros, mas foi bom, deu pra mostrar que existimos para uma parte da cidade.

Quanto a Bíblia, ela sempre será digna dos nossos mais excelsos adjetivos.

Por fim, obrigado por sua preciosa visita, e que Deus abençoe não somente a mim, mas ao nobre irmão também, sempre renovando suas forças e sentimentos pelo estudo e dedicação à Palavra de Deus.

Abraços fraternos.

Anchieta Campos