quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Assembléia de Deus em Pau dos Ferros em clima de aniversário

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Pau dos Ferros-RN estará em festa no próximo dia 2 de dezembro, aonde se comemorarão 73 anos de início desse tão grandioso e importante trabalho para a Pau dos Ferros e região.

A Igreja conta atualmente com 4 congregações espalhadas pelos bairros do Riacho do Meio, São Geraldo, João XXIII e Manoel Deodato, além do Templo Sede situado na Rua Quintino Bocaiúva, 560, centro da cidade, estando atualmente sob os cuidados do Pr. Alfredo Luis de Melo.

A Assembléia de Deus é a igreja evangélica referência na cidade de Pau dos Ferros, sendo a maior (por graça de Deus) e uma das mais antigas, juntamente com a Igreja Batista.

Na programação do evento ter-se-á batismo em águas pela manha na Barragem Municipal, estudo bíblico com pastores e obreiros de toda região e estado pela tarde, além do grande culto festivo em comemoração ao aniversário da igreja à partir das 19hs no Templo Sede.

Presenças de pastores presidentes de campo, pastores locais de diversas cidades do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, caravanas, além do cantor Melquisedeque de Maceió-AL.

Transcrevo agora um texto de produção do Pb. e Secretário da igreja, João Avelino (Cezimar), sobre a história dessa tão abençoada obra para a cidade de Pau dos Ferros:

“No ano de 1934, deu-se início esta grande e maravilhosa Obra Salvadora, com a realização de muitos cultos de agradecimento a DEUS, em várias residências – sendo a primeira do Sr. Braulino e outros. Ditos trabalhos eram ministrados por obreiros vindos do Estado do Ceará – Pastor José Alencar de Macedo; de Mossoró/RN, Pastor José Batista de Oliveira e Luiz Chaves, este deslocava-se pedalando uma bicicleta.

O Pastor José Batista de Oliveira, reconhecendo a sua chamada ministerial de ganhar almas para o Reino de Deus, além de sua grande responsabilidade com o trabalho dentro da cidade, dava assistência ao campo adjacente; este obreiro trabalhou de 1940 ao ano de 1947, quando a 23 de fevereiro do mesmo ano, dava posse ao Pastor Artur Lisboa Barreto, de saudosa memória, que figura na história das Assembléias de Deus do nosso Estado, como o primeiro pastor oficial deste campo, pois a partir de sua assunção na tão nobre função, fixou com a sua digna família a sua residência nesta cidade, à Rua 13 de maio. Neste ano (1947), deu-se início a reconstrução de uma casa comprada pela igreja para servir como templo e ao mesmo tempo de adoração ao Deus Todo-poderoso. A 23 de fevereiro de 1949, comemorava-se o aniversário desse templo; na efeméride, estiveram presentes diversos ministros evangélicos do RN e de Estados vizinhos, destacando-se a presença do eminente Pastor Antonio Petronilo dos Santos, do campo Mossoroense. Continuava o Pastor Artur Barreto, prestando seus serviços, atinentes ao chamado especial de Deus, liderando este trabalho até o ano de 1955, quando foi legalmente substituído pelo Pastor Manoel Gomes Crispim, que até 1959, ficou responsável por este campo e cooperava com os de Alexandria, Martins, São Miguel e outros, sendo seu substituto o Pastor João Vieira, que teve a felicidade de pastorear as ovelhas do Senhor até 1960; em seu lugar assumia o Pastor Josias Tomaz de Oliveira, que em poucos dias de atuação, verificou a grande necessidade de construir o Templo maior; cedia o irmão Cícero Pereira Maia, o prédio do antigo templo e casa de habitação do Pastor, visando adquirir um local mais condigno para louvar a Deus e pregar o Evangelho renovador. Tomou o Pastor Josias a louvável decisão de comprar um terreno à Rua Quintino Bocaiúva, onde pela graça de Deus conseguiu arregimentar amigavelmente todos os crentes desta igreja e em janeiro de 1961, perante muitos pauferrenses, fazia o lançamento da Pedra Fundamental, ladeado pelo Presbítero José Alves de Souza, ajudando-o a colocá-la no lugar determinado, estando funcionado o templo sede até os dias de hoje. Continuava o trabalho, o novo templo erigido em forma simples e em 10 de dezembro de 1961, inaugurava-se a majestosa nave e a casa pastoral, com a assistência do Pastor presidente das Assembléias de Deus no RN, João Batista da Silva.

O Pastor Josias, serviu nesta igreja até 1964, quando foi substituído pelo então Pastor João Fernandes Praxedes, que permaneceu até 1967, sendo seu substituto o Pastor Jessuir Lisboa Barreto, que teve a ação pastoral até 1974, transmitindo-a ao Pastor João Sobrinho, permanecendo até 19/01/1975, quando a Convenção Estadual resolve enviar para esta cidade o Pastor Francisco Ribeiro da Silva, que em 20/02/1977, entregava a tarefa para o Pastor Djeso Gomes de França, que pastoreou até 1979, quando o então Pastor Edson Oliveira dos Santos assume o trabalho, porém em 15/02/1979 transfere ao Pastor Antonio Marrocos Sobrinho, em seguida tem as sucessivas mudanças, pastoreando a igreja nesta cidade, os seguintes pastores: José Hermínio Pereira, Severino Gomes, Jurandir Xavier Barreto (que resolve ampliar o trabalho, fixando obreiros nas cidades de Rafael Fernandes, Água Nova, Encanto e São Francisco do Oeste), quando em 1999, transfere a missão ao então Pastor Alfredo Luis de Melo, que permanece até hoje realizando um grande trabalho e mostrando que Deus tem aprovado seu ministério e em sua gestão muito tem crescido o número de membros, o trabalho social também, é ampliado através do Centro Social que leva seu nome, ampliação e criação de mais cinco Congregações e tantos outros trabalhos, aprimorando e trazendo o crescimento do Reino de Deus em Pau dos Ferros”.

Glórias sejam dadas ao nome de Jesus!

Anchieta Campos

6 comentários:

Unknown disse...

estou muito comtente pela a alegria de voces irmãos asenbleianos, e tambem por sitar o nome do meu querido pastor sessui barreto; nos de macaiba dezejamos felicidades e a PAZ DO SENHOR.

MARCOS MUNIZ DOS SANTOS disse...

PRESADO IRMÃO EM CRISTO DR. ANCHIETA FICO FELIZ QUANDO ALGUÉM DESCREVE UMA HISTÔRIA SITANDO O SERVO DE DEUS HERÓI DA FÉ PR. ANTONIO PETRONILO DOS SANTOS MEU TIO IRMÃO DO MEU PAI O PIONEIRO DA RADIOFÔNIA EVANGÊLICA POTIGUAR O IRMÃO ODILON DOS ANTOS COMO ELE GOSTAVA DE SER CHAMADO APEZAR DE TER ASSUMIDO VARIOS CARGOS NA I E A D E R N - EM BREVE UMA HOMENAGEM NO CENTENÂRIO DA AD NO BRASIL OS PRIMEIROS OBREIROS DO RN E A VOZ DO PASTOR PETRONILO DOS SANTOS QUANDO PASTOREAVA A AD DE JOÃO PESSOA - PB VEJA NO MEU ENDEREÇO ELETRÔNICO:http://marcoscomunicando.blogspot.com/ DEUS VOS ABENÇOE RICA E ABUNDANTEMENTE.S

artidonio barreto disse...

DR. ANCHIETA MEUS PARABENS PELA CRIAÇAO DESSE BLOG.

artidonio barreto disse...

DR.ANCHIETA MEUS PARABENS PELA CRIACAO DE BLOG.

artidonio barreto disse...

Artidonio barreto disse:Querido irmao em cristo DR. Anchieta Ficomuito feliz em saber que uma pessoa tao jovem como voce se se dedique as coisas de deus e descrever uma historia tao linda relatando a histotia da Assembleia de Deus em Pau dos Ferros -RN,citando os nomes dos pastores que por air passaram, entre os quais figura o meu querido Papai pastor Artur Lisboa Barreto que dorme com o Senhor Jesus e o meu primo Pastor Jessuir Lisboa Barreto. Quando cheguei em Pau dos Ferros tinha apenas um ano e seis messes vindo do estado Ceara,quando sai tinha 10 anos de idade. Lembro-me de alguins Irmaos. O presbitero irmao Jose Alves, o irmao Neu Ferreira e o irmao Domingos Alves irmaos que ajudaram muito o meu Paina obra do Senhor Jesus nesta cidade.
DR. Anchieta continui fazendo este trabalho tao precioso, pois o nosso Deus e Assembleia de Deus no Brasil precisam de jovens talentosos divulgando a pavavra de Deus.
Meu EMAIL artidonio.maria@hotmail.com Telefone 47 33712440.

Roberto Nobre Campos disse...

Muito interessante 3 parentes próximos terem sido pastores nessa Igreja.
Como disse Artidonio Barreto, Artur Lisboa Barreto e Jessuir Lisboa Barreto eram parentes.
Conheci Jessuir, que é meu primo em segundo grau, mas não o vejo há muitos anos.
E Artur, é meu primo segundo também.
E João Fernandes Praxedes que foi substituído por Jessuir, tb é nosso parente, já que tb somos Praxedes.