segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O apelo da Igreja Católica Romana à tradição

Não encontrando sustento nas Sagradas Escrituras para suas doutrinas heréticas e práticas pagãs, o catolicismo romano sempre apela para a “Sagrada Tradição”, transmitida desde o “primeiro Papa” Pedro até o atual Bento XVI, sem nenhuma distorção e com “totais provas de existencialismo”. Agora eu exclamo: me digam pelo menos um ensino oral transmitido por Pedro, ou por qualquer um dos apóstolos, que hoje é conhecido pela Igreja Católica Apostólica Romana? Não existe! Pois tudo do que eles fora ensinado e que está hoje disponível a nós se encontra registrado nos evangelhos, nas cartas de Paulo, Pedro e João! Não existe cabimento em se crer em tais tradições como revelações divinas doutrinárias e que muitas delas tenham sido ditas pelos Apóstolos. Eu costumo dizer: “para tirarmos esta dúvida chamemos a Paulo ou a Pedro e perguntemos a eles!! Difícil vai ser ter essa resposta, visto que eles já morreram fisicamente há dois mil anos atrás”.

Os próprios versículos usados comumentemente pelos apologistas católicos em Jo 20:30-31 “Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome”, em especial o verso 31, deixam claro que o que foi registrado na Bíblia é o necessário para termos a vida eterna, a salvação. Os outros sinais de que fala João foram milagres, talvez muitos deles registrados nos outros Evangelhos!

O princípio de Sola Scriptura da Reforma Protestante é apenas o retrato de um princípio defendido pela própria Bíblia. Inúmeras são as referências, mas tomemos apenas algumas, dentre elas estão às palavras do próprio Jesus no Evangelho segundo escreveu João, capítulo 5 e verso 39 que diz: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim. O próprio Cristo disse que são as Escrituras que testemunham dEle, que é o caminho, a verdade e a vida, e é Ele que leva até o Pai (a salvação) (Jo 14:6). O Apóstolo Paulo ensinou aos irmãos corintios que não fossem além do que estava escrito (I Co 4:6). Em Atos 17:11 os bereianos foram considerados mais nobres que os tessalonicenses, por haverem sempre analisado as palavras do Apóstolo Paulo com a das Sagradas Escrituras, para verem se estavam em concordância ou não, ou seja, a própria Bíblia defende a superioridade das Escrituras contra qualquer ensino oral (e olha que aqui estamos falando de um Apóstolo escolhido pelo próprio Cristo [Atos 9:3-5]). Tomando novamente nosso Senhor Jesus como exemplo, Ele sempre apelava para as Sagradas Escrituras vero-testamentárias para solucionar controvérsias doutrinárias, como fica claro em Mateus 22:29 “Errais não conhecendo as Escrituras...”. Jesus quando fora tentado por Satanás no deserto refutava o inimigo com a Palavra de Deus Escrita: Mt 4:4,7,10 "Está escrito...", "também está escrito...", "porque está escrito...". Além de tudo, a Palavra de Deus é eficaz para evitar que pequemos, cf. Salmo 119:11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti”.

O evangelista e médico Lucas expõe claramente a superioridade do registro escrito (das Escrituras) sobre as transmissões orais, como se pode perceber claramente no prefácio de seu Evangelho, que diz: “Visto que muitos têm empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, segundo no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra, também a mim, depois de haver investido tudo cuidadosamente desde o começo, pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem. Para que tenhas plena certeza das coisas em que foste ensinado” Lucas 1:1-4. Fica claro que já na época em que Lucas escreveu seu Evangelho existiam várias histórias orais a respeito da vida e da obra de Jesus; Teófilo deve ter ficado confuso com algumas informações controversas (por causa da transmissão oral), então Lucas resolveu pôr em escrito a verdade que se havia ocorrido na vida de Cristo, para que Teófilo tivesse plena certeza das coisas que havia ouvido.

Encerro a exposição bíblica do principio de Sola Scriptura com os versos de Marcos 7:5-9 que diz: “Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens. Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição”.

Para concluir este tópico seguem-se algumas de inúmeras referências: Sl 12:6; 119:140; Pv 30:5-6; Dt 4:2; Js 1:7-8; Ap 22:18-19; 2 Ts 3:14; 1 Pd 3:1ss; Mt 7:15; At 20:29-30; Rm 16:17; 1 Tm 4:1; 1 Jo 4:1; Ap 2:2; Ef 4:11; 1 Pd 5:1ss; Hb 13:17; Êx 34:27; Dt 29:29; 2 Rs 22:10-13; Is 8:20; Ap 1:3; At 28:25; Hb 3:7ss; 10:15-16; Hb 4:12.

Anchieta Campos

Nenhum comentário: