quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A Ressurreição FÍSICA e REAL de Cristo

As Testemunhas de Jeová (dentre suas inúmeras heresias) também negam o fato bíblico da ressurreição física e real de Jesus. Mas uma leitura, mesmo que rasteira, sobre os textos bíblicos, deixam claro que a ressurreição de Jesus foi FÍSICA e REAL. São inúmeras passagens, mas citaremos apenas algumas que já provam este fato bíblico.

Para começar a Bíblia nos diz que o túmulo de Jesus foi achado vazio (Lc 24:3); Jesus foi adorado e teve os seus pés abraçados por Maria Madalena e outra Maria logo após sua ressurreição (Mt 28:9); Jesus caminhou aproximadamente sessenta estádios com dois discípulos (Lc 24:15-35), aonde conversou com eles por todo o percurso, não sendo em nenhum momento confundido com um espírito ou corpo celeste, deixando a entender que ele fora visto por todo esse longo percurso como um ser humano normal, com um corpo normal ao dos outros homens. Jesus ainda foi confundido com um homem normal, um hortelão, por Maria Madalena (Jo 20:15,16); foi visto por mais de quinhentos crentes depois da ressurreição (1 Co 15:6). Paulo, comentando sobre a ressurreição em 1 Co 15:12-21, chega a dizer no verso 14 que se Cristo não ressuscitou tanto a pregação e a fé cristã se tornam vãs, e diz ainda no verso 17 que se Cristo não ressuscitou, então ainda continuamos nos nossos pecados.

Alguns Testemunhas de Jeová alegam que Jesus não poderia estar em seu corpo físico, pois o mesmo desapareceu diante dos dois discípulos do caminho de Emaús (Lc 24:31) e entrou no local aonde os discípulos estavam reunidos com as portas cerradas e fechadas (Jo 20:19,26), mas vale-se lembrar que Jesus além de ser 100% homem era também 100% DEUS, podendo assim, com o poder de Deus, desaparecer de quem quisesse (Jo 8:59); vale-se lembrar que Jesus antes mesmo da ressurreição se transfigurou em um corpo glorioso (Mt 17:2), e que também o evangelista Filipe, pelo divino poder do Espírito Santo, após evangelizar e batizar nas águas o Eunuco etíope, foi transladado do caminho entre Jerusalém e Gaza para Azoto, dezenas de quilômetros de distância entre um ponto e outro (At 8:26,39-40); juntando-se a esses fatos, vale-se lembrar que o próprio Cristo ressuscitou muitas pessoas em seus corpos físicos durante seu ministério terreno (Mt 11:5 e Jo 11:38-44) e que no momento imediatamente posterior a sua morte na cruz muitos sepulcros se abriram e muitos corpos de pessoas santas ressuscitaram, sendo que essas pessoas apareceram a muitos em Jerusalém (Mt 27:52,53). Portanto, mais essa pretensão das TJs não prevalece contra uma análise bíblica séria.

As TJs ainda dizem que Cristo não poderia estar em seu corpo humano pois O mesmo ascendeu aos céus, mas parece que eles nunca leram o livro de 2 Reis, especialmente 2 Re 2:11 que diz que Elias fora levado ao céu por um carro de fogo com cavalos de fogo enquanto caminhava e conversava com Eliseu, e todos sabem que Elias estava em seu corpo humano natural, mas nada impediu que ele fosse levado diretamente ao céu.

O texto de Lucas 24:36-43 confirma de uma vez por todas essa verdade bíblica, sendo extremamente útil a reprodução de todos esses versículos: “E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles”. Nesses versos nós percebemos o espanto e o temor dos discípulos de Jesus, pois os mesmos pensavam que viam não um homem, mas um espírito, fato que comprova a morte física de Cristo testemunhada pelos mesmos; Jesus sendo onisciente e sabendo que eles estavam pensando isso, mostra suas mãos e seus pés e pede para que eles mesmos apalpassem o seu corpo, chegando a dizer que ‘um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho’. Para acabar com toda e qualquer incredulidade quanto a ser Ele mesmo em carne e osso e não um espírito, Jesus ainda comeu peixe assado e um favo de mel, oras, até que eu saiba, espírito não come alimentos físicos desse mundo, mas apenas homens com corpos carnais!

Anchieta Campos

2 comentários:

grilo disse...

a paz do SENHOR JESUS CRISTO irmão anchieta; como diz o cabeçalho a nossa intenção é colaborar e construir com o irmão.
não somos perfeitos e isentos de erros.
ao ler o seu comentário não vi nada de "arrado". é que dando uma observada mais cuidadosa em 2ºREIS cp:2v11 realmente ELIAS e ELISEU foram separados por um carro de fogo e cavalos de fogo porem ELIAS subiu ao céu num redemoinho.
espero que o irmão me entenda.

Anchieta Campos disse...

A Paz do Senhor irmão Grilo, obrigado pela sua participação.

"E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho" 2 Re 2:11. Entendi o que o irmão quis me falar, mas a minha ênfase não estava no fato do modo pelo o qual Elias fora levado ao céu, mas sim no fato do mesmo ter sido levado ao céu em seu corpo humano natural, mesmo que posteriormente tenha havido a transformação corporal.

No demais, creio que os carros e cavalos de fogo se misturaram ao redemoinho. Mas como já disse: o importante é sabermos que ele fora levado ao céu.

Mais uma vez obrigado pela participação e colaboração.

Anchieta Campos