domingo, 13 de janeiro de 2008

II Pe 1:20 – É a Igreja Católica a detentora da verdadeira interpretação bíblica?

Temos aqui outra fragilidade apologética romana. Antes de mais nada o próprio versículo recaí sobra a acusação, pois de quem seria a interpretação? Os católicos dizem que é da Igreja Católica Romana na figura do Papa, pois este é dotado da “infalibilidade papal”, quando o mesmo abre a sua boca e pronuncia a frase “ex-cathedra”. Ora, se este dogma só foi promulgado com o Papa Pio IX no século XIX, como fica a situação dos papas anteriores? Nenhum deles sabiam que precisavam falar “ex-cathedra” para serem infalíveis, ou pior, nenhum deles tinham a menor idéia de que eram infalíveis em matéria de fé e doutrina. Então quer dizer que o “Espírito Santo” só veio revelar essa “verdade” dezenove séculos depois do primeiro papa Pedro? Mas mesmo que essa “lei retroagisse” até Pedro, como fica a situação do mesmo quando fora repreendido por um “Apóstolo de menor escalão” como Paulo (Gl 2:11ss)? E uma questão mais contemporânea: porque os papas atuais, inclusive Bento XVI, permitem que os seus fiéis se ajoelhem perante eles e inclusive beijem suas mãos? Visto que quando Cornélio veio se prostar diante de Pedro (o suposto primeiro papa) o mesmo o repreendeu que não fizesse tal ato, pois ele também era um homem, como se relata em At 10:25-26. Enfim o objetivo máximo deste pensamento católico romano é ensinar que se você, com a sua interpretação da Bíblia, entender que alguma coisa da Igreja Católica está de encontro com os ensinos das Escrituras, deva aceitar sua interpretação como errada e a da Igreja Católica como a correta, sempre! Essa é demais! Misericórdia!

Voltando ao objetivo da questão, analisaremos o contexto do versículo, para que possamos ter a idéia verdadeira do que ele quer nos passar: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça e a estrela da alva apareça em vossos corações; sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (II Pedro 1:19-21). Primeiro: Pedro em nenhum momento designou quem teria que interpretar as profecias da Bíblia, ele não cita papas nem a Igreja de Roma. Segundo: ele fala de profecias bíblicas, e não de versículos bíblicos. Terceiro: Pedro estava afirmando que nenhuma profecia da Bíblia foi produzida pela vontade do profeta, mas que, sem nenhuma exceção, todos eles foram guiados pelo Espírito Santo. Embora escrita por homens, às profecias não tiveram origem neles, mas em Deus! Assim, em lugar de nos desencorajar de ler e entender a Bíblia para nós mesmos, este verso nos dá confiança para confiarmos na Bíblia completamente, e, por conseguinte, nas suas profecias.

Trocando em miúdos temos: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas [profecias do Antigo Testamento; o próprio AT], à qual bem fazeis em estar atentos [conhecer as Escrituras do Antigo Testamento], como a uma luz que alumia em lugar escuro [um lugar sem a luz de Cristo], até que o dia esclareça [venha a luz de Cristo em nossas vidas] e a estrela da alva [Jesus Cristo] apareça em vossos corações; sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação [a interpretação não cabe ao homem, mas sim ao próprio Deus, conforme a Palavra]; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum [as profecias bíblicas não tem o dedo da interpretação do homem (dos profetas)], mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo [foi o Espírito Santo que as concedeu, por isso elas são seguras e irão se cumprir].

Portanto, esta pretensão da Igreja Católica Romana de ser a única detentora da verdadeira interpretação da Bíblia não encontra sustendo neste versículo da segunda carta de Pedro, nem tão pouco nas Sagradas Escrituras. Lembre-se ainda que o próprio Cristo nos orienta para lermos as Escrituras “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” Jo 5:39 e censura aqueles que não tem o conhecimento das mesmas “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” Mt 22:29.

Anchieta Campos

Nenhum comentário: