sábado, 2 de agosto de 2008

Codex Sinaiticus digitalizado em alta-resolução

Para os amantes e apreciadores da exegese bíblica, mais precisamente do grego bíblico, tenho a satisfação de anunciar que já está disponível a digitalização (em alta-resolução) de alguns livros que compõem o Codex Sinaiticus, também conhecido como Manuscrito 'Aleph' (primeiro algarismo do alfabeto hebraico), um dos manuscritos mais antigos das Sagradas Escrituras, datando do século IV, sendo o único que contém o Novo Testamento completo. Ao lado dos também famosos Codex Vaticanus e da própria Septuaginta, é um dos mais importantes manuscritos gregos para o Criticismo Textual.

O Codex Sinaiticus foi descoberto pelo alemão Constantin von Tischendorf em 1859, por ocasião de sua terceira visita ao Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina, localizado no sopé do Monte Sinai, no Egito. Em suas duas primeiras viagens Tischendorf conseguiu partes do Antigo Testamento, que haviam sido encontrados num cesto que continha pedaços de vários manuscritos.

Tischendorf chegou no mosteiro em 31 de janeiro de 1859. Suas buscas e inquirições apontavam para um fracasso, até que em 4 de fevereiro ele resolve retornar para casa, só que neste mesmo dia uma maravilhosa surpresa o aguardava. Transcrevo uma parte do seu relato sobre sua grandiosa descoberta:

“Na tarde deste dia eu estava caminhando com o comissário de bordo do convento na vizinhança, e quando retornamos, em direção ao ocaso, ele implorou-me para que tomasse um refresco com ele nos seus aposentos. Mal entramos no lugar, quando, resumindo nosso assunto anterior de conversa, ele disse: "E eu, demais, li um Septuaginta" -- isto é, uma cópia da tradução grega do Antigo Testamento feito pelos Setenta. Depois de dizer isto, ele baixou-se e, num canto do seu quarto pegou um grande volume, embrulhado num pano vermelho, e o colocou diante de mim. Quando desenrolei o volume, para minha grande surpresa, descobri não só cópia dos mesmos fragmentos que eu havia achado quinze anos antes naquele cesto de lixo, como também outras partes do Antigo Testamento, o Novo Testamento completo, e além disto, a Epístola de Barnabé e uma parte do Pastor de Hermas”. Maravilhoso não!?

Os manuscritos foram remetidos, não se sabe bem como, para a Rússia do então imperador Alexandre II. Durante muitas décadas o Codex foi conservado na Biblioteca Nacional da Rússia, sendo que no dia 24/12/1933, a então União Soviética vendeu o Codex à Biblioteca Britânica pela quantia de cem mil libras esterlinas, isto mesmo, cem mil!

Em maio de 1975, durante um trabalho de restauração, os monges do mosteiro de Santa Catarina descobriram um cômodo em baixo da capela de São Jorge, sendo que, para surpresa de todos, achou-se neste local uma grande quantidade de fragmentos de pergaminhos, estando entre estes fragmentos doze cópias perdidas do Antigo Testamento do Codex Sinaiticus.

O endereço virtual do Codex Sinaiticus é http://www.codex-sinaiticus.net/en/manuscript.aspx. No momento só estão disponíves os livros de 1 Crônicas, Esdras, Ester, Tobias, Jeremias, Lamentações, Salmos e Marcos.

Quem quiser baixar o livro “Aprenda o Grego do Novo Testamento”, editado pela CPAD, bem como os áudios do CD que acompanha a obra, basta acessar a página http://www.ebooksgospel.com.br/john_h_dobson.html.

Bom proveito exegetas!

Anchieta Campos

2 comentários:

Cleber disse...

Gostei do seu BLOG mano!

Pr Cleber
http://confraria-pentecostal.blogspot.com

Anchieta Campos disse...

Caro pastor Cleber, a paz do Senhor.

Obrigado pelop apoio e incentivo. Visitei o seu blog, o qual está muito bom, com uma linha bem ortodoxa.

Abraços fraternos.

Anchieta Campos