terça-feira, 18 de março de 2008

Uma pequena exegese de Gênesis 3:15

Vamos transcrever o versículo inteiro e não apenas uma parte do mesmo, para que o entendimento do que ele transmite seja mais puro e original.

“E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” Gn. 3:15.

É incrível a cauterização da mente dos apologistas católicos romanos ao tentar fazer ser o que não é. Todo o contexto do capítulo 3 de Gênesis fala sobre a tentação da primeira mulher (Eva) e do primeiro homem (Adão) por parte de Satanás (serpente). O capítulo fala da queda da humanidade no pecado, reproduz o diálogo que existiu entre Deus, Adão, Eva e Satanás. Os versos 14 e 15 citam as palavras de Deus para a serpente, o verso 15 em particular é uma revelação de muita importância para a fé cristã, nele Deus prediz a morte e derrocada de Satanás contra Cristo; ferir o calcanhar é uma ferida simples, mas ferir a cabeça é uma ferida mortal. A frase “tu lhe ferirás o calcanhar” revela as inúmeras tentativas de Satanás de derrotar a Cristo, na tentação do deserto, na tentação do Jardim do Getsêmani e em muitas outras provações relatadas na Bíblia. Já a frase “te ferirá a cabeça”, revela a investida mortal contra Satanás quando Cristo expirou na cruz, naquele momento o poder do inimigo e do pecado sobre as nossas vidas fora para sempre eliminado, bastando apenas uma fé sincera neste sacrifício para sermos libertos da condenação eterna do pecado (Gl. 5:2-6; Rm 3:21-26; Ef 2:8-9; <...>); vale-se ressaltar que essa fé sincera será exteriorizada, pois quem está em Cristo “nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” II Co 5:17; “eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” Tiago 2:18; a fé genuína vem primeiro para justificar e transformar o homem, para depois esse homem passar a ser um imitador de Jesus e ser uma boa pessoa, que pratica o bem; no caso do ladrão da cruz ele não teve oportunidade de mostrar que fora transformado, mas teve o necessário para a salvação, uma fé genuína. Mas essas considerações não vêm ao caso em debate, voltemos à questão inicial.

Para compreendermos realmente as pessoas do verso 15 basta apenas uma análise imparcial do mesmo. Vejamos:

“E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente [a semente da serpente, i.e., os seguidores de satanás e a sua influência maligna] e a sua semente [Jesus Cristo, Deus encarnado homem, nascido de mulher]; esta [Jesus Cristo] te ferirá a cabeça [ferida mortal de Cristo contra Satanás], e tu [a serpente, satanás] lhe ferirás o calcanhar [ferida simples, não mortal; as tentações].

Destarte um simples conhecimento de Língua Portuguesa resolveria a questão sem maiores problemas, pois o termo “esta” designa a última pessoa da sentença anterior, e essa pessoa é “a sua semente”, ou seja, Jesus Cristo! Se o termo fosse “essa”, aí o escritor teria se referido a pessoa mais distante, que seria a “mulher”.

Anchieta Campos

10 comentários:

Déby disse...

Obrigada,a sua explicação esclareceu bem as minhas duvidas com relação a esse versiculo.

Unknown disse...

graças a Deus que o Espirito Santo nos ensina todas as coisas, e essa plavra foi muito bem explicada. Muito obrigada

Anônimo disse...

Que Deus lhe encha de abertura espiritual para poder orientar cada vez mais os amantes da Palavra e de nosso Deus.
Obrigada pela explicação de coração.Mesmo entendendo o minimo de português e as pessoas do versiculo, não consegui ver com tanta clareza (rsrs). Boa Noite!

POWER LED ILUMINACAO LTDA disse...

Poderia me ajuda com Apocal:12 a entender acerca da igleja de Deus aqui na terra.obrigado um grande abraco.

Anchieta Campos disse...

Apocalipse 12 não trata da Igreja, mas sim de Israel. A mulher é claramente Israel, notadamente pela coroa de 12 estrelas sobre sua cabeça (clara alusão às 12 tribos de Israel). As "dores de parto" do versículo 2 referem-se ao nascimento do Messias, judeu, nascido de Israel.

Em Cristo.

Unknown disse...

obrigada

Ralph Campos disse...

Na verdade o "ferir o calcanhar" faz menção a traição de Judas, se lermos Salmos 41:9 veremos que Davi repete o sentido de calcanhar, mas se referindo a traição.

Anônimo disse...

pelo o que eu entendi o ferir o calcanhar é as formas que satanás tentou destruir cristo, e a traição foi uma delas.

João Lira disse...

Falta profunda de cultura bíblica e vonhecimento de hebraico do original. Uma tautologia e argumentos vazios.

João Lira disse...

Falta profunda de cultura bíblica e vonhecimento de hebraico do original. Uma tautologia e argumentos vazios.