sábado, 8 de março de 2008

Batismo apenas em nome de Jesus?

Um dos pontos unicistas que eles usam para tentar refutar o ensino da Trindade é alegar que os discípulos da Igreja Apostólica batizavam apenas "em nome de Jesus", e não em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Eles formulam este ensino herético ao realizarem uma eixegese (e não exegese) de versos isolados, arrancando o contexto e assassinando a sistemática bíblica e os princípios hermenêuticos. Os versos usados por eles são At 2:38 e At 8:16.

O batismo é, incontestavelmente, para ser realizado em NOME do Pai, E do Filho, E do Espírito Santo, como bem DETERMINOU o Senhor JESUS em Mt 28:19. Oras, Jesus sabia mais do que ninguém o que deveria ser feito e/ou ensinado. Quando a Bíblia fala em batismo "em nome de Jesus", não se refere ao modo prático de como ele fora realizado, mas sim sob o enfoque espiritual. A ênfase cai sobre a autoridade recebida pelos discípulos por parte do próprio Cristo para batizar. Fora Jesus que dissera como deveria ser o batismo, e fora Ele que comissionara os discípulos para fazerem esta obra. Quando se diz "em nome de Jesus", se quer dizer "sob a autoridade de Jesus". Em Lc 10:19,20 Jesus afirmou que dava poder (ou autoridade) para os discípulos pisarem e sujeitarem os demônios, e em At 16:18 vemos Paulo expulsando o espírito de advinhação da jovem, e como ele expulsou? Ele expulsou em "nome de Jesus", ou seja, sob a autoridade de Jesus, sob o poder que Jesus concedera em Lucasc 10. Ainda em Mc 13:34 Jesus nos mostra que Ele dera autoridade para os seus discípulos fazerem a obra.

No demais, o próprio Cristo afirmou que tudo o que pedirmos em seu Nome, Ele o fará (Jo 14:13,14); portanto, quando se diz que eram batizados em nome de Jesus, e pessoas curadas em nome de Jesus, vemos aí também um pedido conforme o ensino de Cristo, para que aqueles batismos fossem realmente aceitos por Deus Pai e que os espíritos fossem realmente expulsos. Por fim, cabem as palavras do Apóstolo Paulo em Colossenses 3:17: "E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai". Aqui está clara a idéia já exposta do uso da autoridade que Jesus deixou, além de se separar as Pessoas do Pai da de Jesus.

Encerrando, mesmo fazendo-se um esforço mirabolante para se crer que os batismos eram mesmo realizados apenas em "nome de Jesus", as palavras do PRÓPRIO JESUS não seriam com isso anuladas e colocadas debaixo das palavras dos discípulos! Mesmo aceitando-se esta "verdade" do batismo unicista (que é impossível de ser a verdade bíblica), as palavras e ensinos de Cristo permanecem superiores e com mais valor da que as dos discípulos! A Palavra de Deus está acima das práticas e ensinos humanos!

Anchieta Campos

6 comentários:

Cleilson disse...

Olá, garoto, paz.
Li seu artigo sobre o batismo em nome da Trindade. Gostei muito.
Quero dizer que nem toda igreja que batiza no nome de Jesus não crê na Trindade. Nós cremos na Trindade e batizamos no nome de Jesus. Somos por isso desprezados pelos trinitarianos e pelos unicistas... Os unicistas nos desprezam porque cremos na Trindade; os trinitarianos, porque batizamos no nome de Jesus...

Anchieta Campos disse...

Caro irmão Cleilson, a Paz do Senhor!

Obrigado pela sua participação em meu blog.

Realmente é a primeira vez que tenho ciência de situações como a da sua igreja, onde acreditam na Trindade e batizam apenas em nome de Jesus.

Sinceramente creio que a Trindade seja um artigo de fé fundamental e irrenunciável, como bem acertam os amados irmãos de sua denominação. Mas como bem o irmão deve ter percebido em meu post, creio pela Bíblia que o batismo deva sim ser realizado em NOME do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Creio ser a fórmula batismal algo não tão importante quanto a Trindade, mas também não tão sem importância como temas secundários.

Minha exposição do meu raciocínio está posta. Creio ser coerente e bíblica.

No demais, desejo bênçãos sobre a sua vida e família, em nome de Jesus!

Anchieta Campos

Jefferson Ferreira disse...

O BATISMO EM NOME DE JESUS

MATEUS 28:19
PORTANTO IDE, ENSINAI TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO-AS EM "NOME"DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

"E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do SENHOR JESUS..."Col 3:17

MAT 16:19
Jesus falando a Pedro: EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS, E TUDO O QUE LIGARES NA TERRA, SERÁ LIGADO NOS CÉUS E TUDO O QUE DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS.

ATOS 2:38
E DISSE-LHES PEDRO: ARREPENDEI-VOS E CADA UM DE VÓS SEJA BATIZADO EM "NOME DE JESUS CRISTO", PARA PERDÃO DOS PECADOS ;E RECEBEREIS O DOM DO ESPÍRITO SANTO.

REGISTROS SOBRE O BATISMO

MAT.28:19
PORTANTO IDE, ENSINAI TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO-AS "EM NOME DO PAI, FILHO E DO ESPÍRITO SANTO".

1) ATOS 2:38
E DISSE-LHES PEDRO:ARREPENDEI-VOS E CADA UM DE VÓS SEJA BATIZADO EM NOME DE "JESUS CRISTO", PARA PERDÃO DOS PECADOS;E RECEBEREIS O DOM DO ESPÍRITO SANTO.

2) ATOS 8:12-16
MAS, COMO CRESSEM EM FILIPE QUE LHES PREGAVA DO REINO E DEUS E DO NOME DE "JESUS CRISTO" SE BATIZAVAM, TANTO HOMENS COMO MULHERES...(PORQUE SOBRE NENHUM DELES TINHA AINDA DESCIDO; MAS SOMENTE ERAM BATIZADOS "EM NOME DE JESUS").

3) ATOS 10:42-48
E NOS MANDOU(JESUS) PREGAR AO POVO E TESTIFICAR QUE "ELE"É O QUE POR DEUS FOI CONSTITUÍDO, JUIZ DOS VIVOS E DOS MORTOS.A ESTE DÃO TESTEMUNHO TODOS OS PROFETAS, DE QUE TODOS OS QUE " NELE"CRÊEM RECEBERÃO O PERDÃO DOS PECADOS "PELO SEU NOME"...E MANDOU QUE FOSSEM BATIZADOS EM "NOME DO SENHOR".

4) ATOS 19:1-7
E SUCEDEU QUE, ENQUANTO APOLO ESTAVA EM CORINTO, PAULO TENDO PASSADO POR TODAS AS REGIÕES SUPERIORES, CHEGOU A ÉFESO;E ACHANDO ALI ALGUNS DISCÍPULOS...MAS PAULO DISSE:CERTAMENTE JOÃO BATIZOU COM O BATISMO DO ARREPENDIMENTO, DIZENDO AO POVO QUE CRESSE NO QUE APÓS ELE HAVIA DE VIR, ISTO É, EM "JESUS CRISTO".E OS QUE OUVIRAM, FORAM BATIZADOS "EM NOME DE JESUS".

5) ATOS 22:16 E ATOS 9:1 A 18
E AGORA POR QUE TE DETÉNS? LEVANTA-TE E BATIZA-TE E LAVA OS TEUS PECADOS, INVOCANDO O NOME DO SENHOR.

6) ROM.6:3
OU NÃO SABEIS QUE"TODOS QUANTOS FOMOS"(Paulo também se incluiu) BATIZADOS EM JESUS CRISTO, FOMOS BATIZADOS NA SUA MORTE?

7) GAL.3:27
PORQUE "TODOS QUANTOS FOSTES BATIZADOS" EM CRISTO JÁ VOS REVESTISTES DE CRISTO.

8) COL. 2:12
SEPULTADOS COM "ELE" NO "BATISMO", "NELE"TAMBÉM RESSUSCITASTES PELA FÉ NO PODER DE DEUS, QUE O RESSUSCITOU DOS MORTOS.

9) I COR. 1:12-13 E I COR. 6:11
QUERO DIZER COM ISTO, QUE CADA UM DE VÓS DIZ: EU SOU DE PAULO, EU SOU DE APOLO, EU DE CEFAS E EU DE CRISTO.
ESTÁ CRISTO DIVIDIDO? FOI PAULO CRUCIFICADO POR VÓS? OU FOSTES VÓS BATIZADOS EM NOME DE PAULO?
PARA QUE NINGUÉM DIGA QUE FOSTES BATIZADOS EM MEU NOME (vers. 15)
Em I Cor 6:11. MAS HAVEIS SIDO LAVADOS, MAS HAVEIS SIDO JUSTIFICADOS EM NOME DO SENHOR JESUS, E PELO ESPÍRITO DO NOSSO DEUS


"E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do SENHOR JESUS..."Col 3:17

a cura é em nome de Jesus, expulsam em nome de Jesus ou seja tudo em nome de Jesus, agora porque só o batismos não? sendo que esta claro que é pra fazer tudo em nome de Jesus.

sobre batismo, eu nunca achei na biblia nem uma pessoa batizada na forma da trindade...

a respeito de versos isolados, não foi pego um trecho da biblia e feito disso uma doutrina, acredito no batismos de mat 28:19 que foi realizado em atos 2:38. diferente se eu pegasse só um verso isolado por exemplo mat 28:19 e fizesse disso um doutrina, Jesus deu a ordem e os discipulos cumpriram conforme os versiculos acima.

João 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Anchieta Campos disse...

Caro Jefferson Ferreira, saudações fraternas.

Usei sim uma sistemática bíblica a qual, sinceramente, não vejo como fugir dela. Usei a Bíblia para explicar a Bília.

Nunca tive e creio que nunca terei interesse algum em defender essa ou aquela doutrina, ou essa ou aquela denominação. Defendo a Bíblia e o que ela ensina, e disto eu não abro mão para agradar a ninguém.

Creio, piamente, que o que fora exposto em meu post é o suficiente para mostrar o que a Bíblia diz a respeito do assunto, não cabendo mais nada o que acrescentar. Agora cabe a cada um, individualmente, analisar de forma imparcial e sem paixão o assunto, deixando a Bíblia honrar a ela mesma.

Obrigado pela participação.

Anchieta Campos

Anônimo disse...

E vergonhoso ver como as pessas tratam de deturpar as sagradas escrituras, e ainda se intitular defençor do vangelio.
Como pode vc afirmar que prefere agradar a Cristo pelo fato de ser escrito em Mt 28:19.
Mais quem escreveu O livro?
Não foi um apostolo?
E este apostolo não estava com Pedro e os demais apostolos?
E se mateus não advertiu Pedro, então ele sera responsavel pelo engano.
Mais não era o Espirito Santo que estava usando Pedro aquela hora?
Paulo tambem não batisou nesse nome?
O proprio Apostolo Paulo disse que não recebeu de hoem algum mais segundo a revelação de Jesus Cristo.GL 1:11-12.
Vc's dizem que pegamos verciculos isolados mais mt 28:19 não é isolado?
To da escritura é inspirada por Deus. Homens santos a escreveram pela boca de Deus.
Vc chama Deus de mentiroso.
Gostei do Ir. Jefersson Ferriera.
Mais vc e bom de mais pra aceitar a biblia como esta escrita.
Como Pedro disse que nenhuma escritura é de particular elucidação.
E se Pedro divergiu, ele não pode subir aos ceus.
Deus não faz acepção de pessoas.
Ai daquele que acrecentar uma virgula... isso esta no principio no meio e no fim da biblia.
Gl 1-8.
Cinceramente irmão seja batizado no nome do Senhor jesus Cristo.
Quanto a trindade onde na biblia Deus falou que ela existia?
Isso é doutrina da Grande prostituta de apocalipce 17 e as denominações são as filhas da prostituta.Por isso é creem assim.
Volte para palavra original.
Deus te abençoe.
http://amensagemdameianoite.blogspot.com

Anchieta Campos disse...

Caro Anônimo do último comentário, seguidor de William Marrion Branham, saudações.

Muito bom o seu comentário, pense! Vou abandonar o ensino bíblico da Trindade e me alinhar ao unicismo! Melhor, vou deixar o protestantismo e me tornar um membro do Tabernáculo da Fé!

É o perigo.

Olha, meu caro, com todo o respeito, com uma estrutura textual desta, e com estes argumentos e sistemática ridículos, você nunca conseguirá convencer uma pessoa sincera e conhecedora das Sagradas Escrituras a abandonar a crença na Trindade e a negar o batismo trinitariano.

O assunto do batismo trinitariano, bem como a doutrina da Trindade em si, já se encontram tranquilamente fundamentados, esclarecidos e defendidos, por tudo que de pertinente já fora publicado neste blog. Apenas publiquei seu comentário em razão de respeito e democracia, bem como porque fazia tempo que não aparecia comentários por aqui para nos fazer rir um pouco.

Quanto ao movimento Tabernáculo da Fé, deixo o link http://www.cacp.org.br/pseudocrista/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=388&cont=1&menu=11&submenu=1

Por fim, apesar de tudo, obrigado por sua participação em meu espaço virtual.

Deus lhe abençoe e ilumine grandemente, em nome de Jesus. Amém.

Anchieta Campos