terça-feira, 28 de outubro de 2008

Isaías, Ciro e a inerrância da Bíblia

Em minha Declaração de Fé eu assim me expressei sobre a Bíblia:

“Cremos que a Bíblia, composta pelos 39 livros do Antigo Testamento e pelos 27 do Novo Testamento, é a perfeita, infalível, inerrante, completa, soberana, permanente e inspirada palavra de Deus aos homens, sendo digna de toda confiança e aceitação, não somente em matéria de fé, mas também em qualquer área em que venha a ser abordada, não contendo erros históricos, geográficos, matemáticos e científicos de qualquer espécie. Ela é a única fonte das doutrinas e a autoridade máxima da fé cristã. (Dt 29:29; Sl 18:30 e 19:7; Is 40:8; Mt 5:18 e 22:29; Mc 13:31; Lc 1:1-4; Jo 5:39 e 17:17; At 17:11; Rm 15:4; 1 Co 4:6 e 14:37; 2 Tm 3:15-17; 2 Pe 1:20,21 e 3:15,16; Ap 1:3 e 22:18,19)”.

O ensino de que a Bíblia é a Palavra de Deus, nos moldes como o apresentado acima, é o principal pilar sustentador de toda a fé cristã, pois a partir dela (Bíblia), afloram todas as doutrinas e ensinos que se aplicam para um cristão.

Esta verdade para os cristãos é um dos maiores “comichões” nos ouvidos dos céticos. Para eles é um absurdo se crer na inspiração divina plenária da Bíblia Sagrada, algo como sendo ilógico, irracional e impossível. Agora ao contrário do que eles pensam, a fé cristã não é uma fé irracional, improvável e/ou ilógica, baseada na ignorância e no ocultismo, bem ao contrário da “fé” dos céticos. Destaque-se tão somente o nome de Isaac Newton como um dos mais ilustres comentadores e estudiosos da Bíblia Sagrada.

Talvez um dos maiores gabaritos autenticadores da Bíblia Sagrada sejam as profecias. A atualidade é uma prova cabal da autenticidade bíblica. Mas como a Bíblia é a Palavra de Deus, e Deus é onisciente (conhece tudo em toda a história), alguns dos escritores inspirados da Bíblia Sagrada se deram ao luxo de realizarem inúmeras profecias com especificação de detalhes. Citemos o caso do profeta Isaías e do Rei persa Ciro.

Isaías escreveu o livro que leva seu nome aproximadamente 700 anos a.C.. Em Isaías 44:28—45:1 está escrito: “Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado. ASSIM diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro”. Isaías identifica Ciro pelo nome com uma antecedência de 150 anos! Ciro fundou o Império Persa, o qual durou dois séculos e derrubou o poderoso Império Babilônico em 538 a.C., sendo que no ano de 538 a.C. Ciro expediu o decreto autorizando os judeus cativos a voltarem para Jerusalém e reedificarem a sua cidade juntamente com o seu Templo (Ed 1:1,2).

Alguém que se levante contra este fato?

Deus seja louvado! Viva a Bíblia Sagrada!

Anchieta Campos

9 comentários:

JamesCondera disse...

Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, amado irmão Anchieta Campos!

Afim de corroborar com este fato, da onisciência de Deus com relação a Ciro, e aos não tão poucos entusiastas dos acontecimentos históricos e culturais, além do fato do profeta messiânico identificar a Ciro, 150 anos antes, podemos hoje contemplar com o Cilindro de Ciro, um cilindro de barro que registra o importante decreto...

Postamos em nosso humilde blog, a foto deste cilindro: http://jesusmaioramor.blogspot.com/2007/10/o-cilindro-de-ciro.html

Fraternalmente.
James.
www.jesusmaioramor.blogspot.com

Anônimo disse...

Anchieta,

Deus vela sobre sua palavra!

Mas é interessante, e triste, a conclusão daqueles que militam contra a Escritura chegam a partir dessa passagem: "Isaías não pode ser o autor do livro, pois cita Ciro mais de um século antes dele nascer".

Ou seja, não importa se o Sol está a pino, quem não quer ver dirá que é noite.

Em Cristo,

Clóvis

Prof. Francivaldo Jacinto disse...

A paz do Senhor!

Na minha opinião, esse tema deveria ser abordado com mais freqüência por todos nós.
Afinal, escrevemos os nossos artigos baseado na infalível Palavra de Deus.
A doutrina do Sola Scriptura tem sido cada vez mais atacada, principalmente por aqueles que se acham donos da verdade. Querem de todo jeito colocar a Bíblia em segundo plano.
Assim, somos cada vez mais chamados de heréticos, por defendermos as Sagradas Escrituras.

SOLA SCRIPTURA!

Silvio Araujo disse...

Meu irmão, o Deus a quem servimos é fiel e verdadeiro e sua palavra também permanece fiel e verdadeira.
Céus e terra passarão mas ela permanecerá!
Não adiantará procurarem falhas ou questionarem a autoridade da Palavra. Ela é a Palavra, inerrante, infalível, creiam ou não creia.
Glorifico a Deus por essa postagem.

Anchieta Campos disse...

Prezado irmão James, a paz do Senhor.

Sou muito grato por sua constantes visitas e comentários neste meu humilde espaço. Sua atenção rendida a minha pessoa é algo que não tenho como pagar, senão continuando a ser um leitor assíduo de seu blog.

Muito rica a sua colaboração neste artigo. Não tinha conhecimento deste cilindro de Ciro, o qual só vem a reforçar cada vez mais a nossa já firme fé.

Forte abraço.

Anchieta Campos

Anchieta Campos disse...

Caro irmão Clóvis, a paz do Senhor.

Também lhe agradeço pela importante e constante atenção desprendida para o meu espaço.

Sua observação é certeira. Realmente existem pessoas que não fazem caso da Palavra de Deus, tentando anular o óbvio e consagrar o improvável.

Que Deus tenha misericórdia destas pessoas.

Forte abraço.

Anchieta Campos

Anchieta Campos disse...

Nobre irmão Francivaldo, a paz do Senhor.

Importante observação. Se a Bíblia é a fonte única de tudo o que escrevemos e cremos, deveríamos abordar cada vez mais as suas características divinas; algo que só viria a fortalecer a fé de todos, bem como mostrar para os céticos as suas incoerências.

Seu último parágrafo é bem interessante. A doutrina da inerrância e inspiração plenária da Bíblia Sagrada acaba sendo incômoda para os heréticos, que quando não conseguem sustentarem suas heresias com a Bíblia Sagrada acabam apelando para a filosofia e raciocício puramente humano.

Abraço.

Anchieta Campos

Anchieta Campos disse...

Caro irmão Silvio Araújo, a paz do Senhor.

Obrigado por sua ilustre participação em meu blog, a qual só vem enriquecer este espaço.

Como bem disse Lutero: estou satisfeito com o dom das Sagradas Escrituras!

A Bíblia, por ser como é, é o nosso maior dom e dádiva que recebemos de Deus, pois a partir dela conhecemos as demais dádivas divinas.

Seus blogs estão muito bons.

Abraço.

Anchieta Campos

Unknown disse...

A Paz irmão me responda essa pequena pergunta os anos de fome foram 7.....ou.....3 (2Sm 24:13)diz uma e (1Co 20:11) diz outra como conciliar? a Paz...Darlan