quinta-feira, 24 de julho de 2008

O internauta participa 02 – Artigo do Pb. Jefferson Silva

Como disse no primeiro “O internauta participa” (ver no link O internauta participa – Artigo de Fernando Camboim), todas as postagens deste blog são de minha autoria (afinal o blog é meu e leva o meu nome), mas este espaço também se encontra aberto (como sempre esteve) para a colaboração e participação dos amados e queridos irmãos, enviando seus artigos e estudos para uma pertinente publicação.

Desta feito tenho a satisfação de publicar um artigo de autoria do nosso amado presbítero e músico (dos bons!) Jefferson Silva, que também se congrega na Assembléia de Deus em Pau dos Ferros.

O amado irmão recentemente enviou outro artigo (ele também gosta de escrever, para glória do nome de Jesus), o qual com certeza será publicado no momento oportuno.

Eis o artigo:

A pergunta de Pedro!

Mt 19:27 “Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós? ”.

O texto citado é conhecido de muitos irmãos e amigos leitores das Sagradas Escrituras. Porém, pouco entendido quanto a despir-se do ambiente e esfera que está vivendo, para cumprir um plano e deixar que Deus execute o propósito dEle na vida.

É notório isso, quando vitrificamos que é mais fácil ter alguém servindo a nós do que servimos a alguém. Ao olhar em nosso redor com grande dificuldade vemos que não é fácil deixar os nossos desejos, planos, projetos, coisas que tanto almejamos no decorrer da nossa existência para seguir e servir a Deus, único e exclusivamente.

Quando o moço vem até Jesus, talvez o seu entendimento se resuma em: eu guardo todos os mandamentos desde criança (como ele mesmo citou em Mt 19:20: Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda?), sou rico, tenho muitos bens, tenho tudo que quero, tenho poder em minhas mãos para mandar ir e vir, que mais me falta nessa vida?

Mais quando Jesus fala o que realmente lhe faltava, “21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me“, ele não agüentou ouvir essa resposta, pois isso lhe feriu o ego. Sendo que, saiu da presença do Senhor triste, sem que deixasse de lado o que é interessante pra vida humana, mais pra Deus não faria diferença alguma. Pois a diferença está no servir e o adorar em Espírito e em Verdade. Você pode perguntar: mais ele não estava servindo ao senhor? Sim, no tocante a lei. Mais estava perante o Senhor dos exércitos, aquele que conhece a cada um do alto da cabeça a planta dos pés. Ele conhece o intuito do nosso coração!

É nesse cenário, que Jesus mostra e prova que as riquezas materiais só suprem as necessidades humanas materialmente falando, mais Ele quis dizer que supre todas as necessidades, sem deixar se quer uma brecha na vida daqueles que decidem trabalhar pra Ele, desenvolvendo o crescimento do reino de Deus. Isso não nos isenta de nossas responsabilidades como cidadãos na terra; mas como cidadãos do céu devemos fazer tudo em prol do crescimento do reino de Deus e sua expansão aos que não o conhece ainda.

Estando junto ao muro de Jerusalém, havia brechas onde só cabia uma pessoa e a mesma teria que passar de lado, pois fora elaborada como forma de inibir os inimigos que viesse os atacar. Os que estivessem de fora conseguiriam passar pela brecha no muro, porém o Camelo não tinha como passar pela mesma.

Quando Jesus diz: “24 E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus”, essa resposta desnorteia os seus discípulos que até então não entenderam o que era mais importante em suas vidas e para a humanidade. Aí surgem dúvidas, e entre elas perguntam a Jesus: “25 Quando os seus discípulos ouviram isso, ficaram grandemente maravilhados, e perguntaram: Quem pode, então, ser salvo? 26 Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível”.

Mas uma vai além, a pergunta de Pedro!

“27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós?”.

Muitos têm feito esse questionamento com Deus, mas não conseguem entender que a partir do momento em que nos entregamos a Cristo, não mandamos mais em nós mesmos. Paulo nos ensina através da sua primeira epístola aos Coríntios, 6:19: “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”.

Não é fácil crê no invisível, no impossível, naquilo que foge a nossa imaginação, ao nosso entendimento, pois somos seres limitados para entender tão grandiosidade. Mas há alguém que revela os seus mistérios: Lc 10:22: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Esse alguém é o próprio Senhor Jesus Cristo, basta nos entregar verdadeiramente a Ele.

A resposta de cristo a Pedro e todos os que estavam com Ele naquele momento foi clara, se encontrando nos versos 28-30: “Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Entretanto, muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros”.

O senhor nos faz uma promessa nesse texto, e deixa uma escolha pra nós. Fazer conforme a vontade dEle, deixando realmente as nossas vidas ao seu dispor, para que Ele possa executar o chamado que há em nós, ou corrermos o risco de enterrarmos os talentos que nos foram entregues por Ele, tendo que pagar um alto preço pela desobediência. Preço de morar num lugar onde já mais desejaríamos com um povo que não faz o nosso estilo. A saber, o inferno e sua população.

Ao fazer a pergunta, Pedro não entendia que a maior recompensa na vida de um crente era o próprio Jesus, que estava em sua frente. Mas ao longo do tempo Pedro descobriu e afirmou em alto e bom som:

“Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; a este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos; ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. Porque dele fala Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado; por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e além disso a minha carne há de repousar em esperança; pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; fizeste-me conhecer os caminhos da vida; encher-me-ás de alegria na tua presença” At 2.14:28.

Deus muda a visão de Pedro, fazendo-o entender o que antes não entendia; e de forma categórica ele pôde exultar no Cristo ressurreto e poderoso que venceu o mundo por nós.

Pedro vê que vale a pena deixar tudo para seguir a Cristo, tendo por recompensas: a regeneração, a salvação, o nome escrito no Livro da vida, a vida eterna, ser chamado de Filho de Deus, Cidadão dos Céus, comer da Árvore da vida que está no paraíso de Deus, receber a Coroa da vida, Maná escondido, uma pedra branca com um novo nome escrito, ser Embaixador do Reino de Deus na terra, e, por fim, uma morada nas Mansões celestiais.

Vale a pena irmão(ã), vale a pena servir ao Senhor, vale a pena ser crente. Faça pra Deus sem exigir recompensa, como muitos têm feito nos últimos dias da igreja na terra. Faça o melhor pra Deus e essa promessa “29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna”, se cumprirá na sua vida!

Que a paz do Senhor seja com cada um de vós!

Pb. Jefferson Silva


Obs.: Os artigos de outra autoria publicados neste blog não refletem, necessariamente, uma concordância plenária com os mesmos, e são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.

Anchieta Campos

Nenhum comentário: