quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Globo, Record e o escândalo universal

Ontem pela noite contemplei um duelo de gigantes nacionais. Nunca tinha visto duas redes nacionais de televisão tão diretas e dedicadas em defesa de seus interesses, se enfrentando com o melhor que tem. E sabe quem ganhou a batalha de ontem? Claro que foi a Globo.

Vídeos são provas fortes demais. Bispos da Universal pedindo carros, casas, ofertas de 100 mil reais, dízimos no piso de mil reais, culminando com o cúmulo do absurdo que foi pedir o sustento da família como oferta, e encerrando com chave de ouro com um certificado “assinado” por “Jesus Cristo”, são fatos fortes demais para ignorar. Isso sem falar no vídeo onde passa Edir Macedo feliz que nem pinto em areia ao ver os seus “pouquinhos” dólares norte-americanos.

E a Record? Fez seu dever de casa em defender o patrão. Mas não tinha como. O apoio testemunhal é o mais fraco que ela poderia usar, e quem estuda Direito sabe que a prova testemunhal é a prostituta das provas. O argumento de que a Universal aumenta grandemente em números de fiéis (o que seria um atestado de qualidade e satisfação dos membros) é pífio e frágil por excelência. Esse grande número de adeptos se justifica tranquilamente com o uso maciço da grande mídia, sua reconhecida marca de ser uma igreja liberal na moral e bons costumes, bem como pelo fato da teologia da prosperidade ser bem atrativa para os indoutos. E as ações sociais? Para tanta riqueza é pouco.

Não é nem preciso dizer que todas as práticas da Universal para arrancar dinheiro dos seus fiéis são totalmente anti-bíblicas, anti-morais, anti-éticas, anti-sociais e anti-lógicas. Nenhuma igreja evangélica é perfeita (na verdade nenhuma instituição humana é), nem a minha Assembléia de Deus, mas certas práticas fogem de todo limite da ética e moral.

Destaque-se ainda que a Universal é hoje a igreja mais rica da América Latina, sendo que tem apenas 32 anos de existência. Apenas para se ter uma noção, a Igreja Presbiteriana do Brasil tem 147 anos, a Igreja Batista no Brasil tem 138 anos, a Luterana tem 105 anos, e a Assembléia de Deus fará seu centenário em 2011. Agora junte o patrimônio dessas quatro igrejas e compare com o da Universal para ver se chega pelo menos perto.

Por essas e outras que eu digo, pelo bem do seguimento genuinamente protestante: chega de escândalos no Reino Universal! Amém.

“Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” Fl 3:18-20.

Ver ainda meus artigos: “A Bíblia apóia o comunismo?” e “Uma pequena exegese de Fl 4:13”.

Com amor,

Anchieta Campos

8 comentários:

claudio pimenta disse...

Nobre anchieta! como sempre muito equilibrado nas colocaçoes.
Realmente se nao fossem as divisoes no meio assembleiano creio que teria um patrimonio bem mais elevado mas isso nao vem ao caso.
Ainda dentro deste assunto que vai render muito , mas muito mesmo acabei de ver um video do Silas atacando o bispo creio que ele nao poderia ter nem abrido o bico depois do desastre de sabado .
Eis o lamentavel video :
http://noticias.uol.com.br/ooops/ultnot/2009/08/13/ult2548u771.jhtm

Anchieta Campos disse...

Prezado irmão Cláudio, graça e paz.

Notadamente a IURD conseguiu uma fortuna extremamente desproporcional para o seu tempo de vida.

Realmente se o pastor Silas não tivesse feito o que fez sábado, suas palavras teriam muito mais peso e validade. Disse algumas verdades sim, mas será mesmo que tais palavras terão força após o nada ortodoxo exemplo? Acho pouco provável.

Abraço.

Anchieta Campos

Anônimo disse...

Anchieta,

Paz seja contigo.

Triste é que o perdedor nesta briga não é a Record, mas a causa do evangelho. Pois cresce cada vez mais a associação dos pastores, legítimos servos de Cristo, com estelionatários.

Mas o Senhor não tarde em espremer os furúnculos...

Em Cristo,

Clóvis

Anchieta Campos disse...

Caro irmão Clóvis, a paz do Senhor.

Infelizmente a nobre causa do evangelho acaba sendo atingida (de um modo ou outro) com os péssimos exemplos da IURD.

Com certeza o Senhor irá agir e fazer justiça. Não com o nosso padrão, nem com padrão humano algum, mas com o seu reto e justo padrão, que excede em muito o humano.

Abraço.

Anchieta Campos

Anônimo disse...

Graças e Paz Achieta.

Esse tipo de situação contempla a visão que as igrejas hoje adiquirem do mundo capitalista neoliberalista. Prosperidade acima de tudo. Obrigatoriedade da pregação genuida por último. Só observar se essas igrejas tem interesse de alfabetizar seus fieis. dificilmente tem trabalho social de fato.
Só esperar pelo futuro o que vai acontecer com as igrejas envolvidas em escândalos.

Anchieta Campos disse...

Anônimo, saudações em Cristo.

Esclarecer seus fiéis é a última coisa que estas igrejas da prosperidade querem!

A ignorância é uma qualidade bem rentável.

Abraço.

Anchieta Campos

Anônimo disse...

oi,boa noite!Graça ePaz no Senhor Jesus.
Foi o bom DEUS que me conduziu até o senhor pois estou preocupada com um grande besteira que fiz,gostaria que o senhor me enviasse o seu e-mail para que eu possa contar o que aconteceu e se possivel o senhor me orienta judicialmente.Me chamo Conceição e moro em Recife/Pe.meu e-mail é cp.da@bol.com.br.
Fico aguardando seu retorno,por favor não deixe de entrar em contato comigo.Fique com DEUS,amém.

Anônimo disse...

esta noticia está com data errada ou a novela ainda não acabou.Que DEUS se lembre de nós pobres viuvinhas(os) com apenas moedinhas.Vamos orar por esses que um dia ja foram servos do SENHOR e se perderam pelo caminho como as sementes lançadas entre os espinhos.