sábado, 28 de junho de 2008

Amuleto fraco

Assistindo hoje ao programa “Topa ou não topa” do SBT, algo me chamou a atenção desde o início. Tratava-se da participante, mais especificamente da fé dela. Explico-me: ela chegou munida com um objeto, um amuleto da sorte, e tratou logo de ir dizendo que eram as figuras da sorte dela.

De cara percebi que tratava-se de algo bem místico mesmo, uma verdadeira fé naquele objeto cheio de cores e símbolos (não consegui reconhecê-lo direito). A cada maleta aberta ela segurava mais firmemente o dito cujo, fazendo questão de dar bem destaque ao mesmo.

Tenho que admitir que fiquei dividido: em certos momentos queria que ela fosse realmente “sortuda” e ganhasse uma boa grana, mas em outros (que foi a grande parte do tempo) queria mesmo era que ela ganhasse apenas os R$ 0,50 do prêmio mínimo (não tenho nada contra essa participante), apenas para mostrar que aquele amuleto não podia nada, além de ser uma tamanha afronta contra o nosso Deus (tomei as dores do Todo Poderoso).

Pois não é que no final das contas ela acabou ficando apenas com os R$ 0,50! Uma mistura de alegria e tristeza tomaram conta de mim, mas tenho que admitir que foi mais de alegria.

Deus controla tudo (Jó 11:10; Sl 8:6; Is 43:13), e não há nada que se passe nesta terra que fuja da universal influência do Eterno; as vezes de modo permissivo e outras de modo decisivo. A Bíblia é bem clara ao nos ensinar que a sorte está sob o comando de Deus “A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a determinação” Pv 16:33, mostrando assim que não existe sorte em si, mas sim vontade e propósito de Deus em tudo, até mesmo nestes lances de sorte.

Oras, Deus é invisível, e nossa fé está firmada naquilo que não vemos. O conceito de fé está descrito de um modo brilhante em Hb 11:1 “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Não devemos ter fé no palpável, mas sim no Deus invisível e que se não pode tocar. Devemos ter a fé de Moisés, que “pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível Hb 11:27.

“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém” 1 Tm 1:17.

Boa sort... ops... boa graça diante de Deus!

Anchieta Campos

2 comentários:

João Paulo Mendes disse...

Caro irmão Anchieta de Beréia,

Ótimo post, excelente abordagem com humor sobre o assunto, acho que o irmão tem aderido à frase do Jaseil Botelho que diz que Deus é Humor.
Realmente a fé de muitos tem sido firmada em objetos e não me espantaria se ela dissesse que é evangélica.No sábado ao tentar, quase que inutilmente, encontrar algo proveitoso na TV, eu via certa denominação que tem um grande espaço na Tv fazendo uma progaganda sobre a "Gruta dos Milagres" de onde se tirara uma água e daria aos fiéis e, através dela, da água, Deus mudaria o quadro de sua vida.
Agora, gostaria de acreditar que esse programa, sem graça, era de humor, mas não é, o versículo que o irmão citou não é mais usado em muitas igrejas, mudaram o conceito de fé.
Que Deus tenha misericórdia.


Deus o abençoe.

Joao Paulo Mendes
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com

Anchieta Campos disse...

Nobre irmão João Paulo, que com certeza também é um beréiano, a paz do Senhor.

Sua presença em meu blog, como sempre, é motivo de alegria e estímulo.

Seu comentário fora preciso e complementou de um modo brilhante este post.

É uma triste verdade que o meio evangélico tem sido invadido por modismos neo-pentecostais que acabam por trazer um ar de superstição e fé no material, algo comum no catolicismo romano e em religiões pagãs.

Infelizmente a grande maioria dos programas "evangélicos" da TV só trazem escândalos e propagam um evangelho deturpado.

Quanto a frase de Jaseil Botelho, que diz que "Deus é Humor", digo que adorei a mesma! Realmente não há dúvidas de que um espírito alegre é uma marca de Deus.

Abraços fraternos meu caro irmão!

Anchieta Campos