domingo, 26 de abril de 2009

Frase quase divina – 55

Domingo com frase de um pauferrense, não nato, mas de coração e residência, o nobre irmão filósofo e teólogo, Fernando Camboim Filho, o qual, inclusive, já participou de duas postagens do quadro “O internauta participa”, deste blog.

“O trabalho é a única ocupação da aflição do espírito, da vida da morte. A morte é o seu único descanso. O verdadeiro descanso está por vir em Cristo” Fernando Camboim.

Anchieta Campos

2 comentários:

Pr. Sérgio disse...

Também não sou "pauferrense", nem nato e nem inato. Não sou "paugrandense" tampouco. Sou Maringaense, mas poderia ser de qualquer outro lugar do Brasil, qual o problema? Quanto à frase, é opinião unicamente do Fernando Camboim. Eu tenho o trabalho como atividade nobre, nada tendo a ver com a aflição do espírito. Do trabalho, consigo o meu sustento e da família, tenho com que ajudar os necessitados e posso contribuir com dízimos e ofertas. a morte não é meu único descanso. Apesar das dificuldades que possam surgir (e surgem),posso descansar em Cristo, mesmo em meio a lutas, como Davi disse: "a tua vara e o teu cajado me consolam". Paulo disse: "em todas essas coisas, somos mais que vencedores". Cristo disse: "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"! Sim, o verdadeiro descanso está por vir, mas essa frase não é quase "divina", como se o próprio Deus a tivesse dito. Os versículos citados acima, esses sim são de procedência divina, e não apenas "quase". E são positivistas, nada há de negativo neles, são afirmações de vitória em Cristo! Sugiro que dê preferência a eles!

Anchieta Campos disse...

Caro Sérgio (omiti o 'pastor' propositalmente),

Compreendi o que Fernando quis dizer. Creio que conheço ele melhor do que você, e tenho certeza que ele, em hipótese alguma, censurou ou menosprezou a virtude que é termos uma ocupação.

Contudo, mesmo sendo o trabalho um fator dignificante do homem, e uma necessidade para o nosso sustento, é fato que o mesmo, por ser uma obrigação, acaba por ser algo que de uma maneira ou outra nos incomoda, sendo, e não há dúvidas quanto à isso, uma forma de aflição pela qual passamos neste mundo.

"Porque do pó não procede a aflição, nem da terra brota o trabalho. Mas o homem nasce para a tribulação, como as faíscas se levantam para voar" Jó 5:6,7. Referências como Jó 7:1-4; Sl 73:5; Ec 1:18; 3:10; 4:6; 12:12, dentre muitas outras, vem reforçar sistematicamente o meu posicionamento.

No demais, com um esforço muito grande de minha parte, vou deixar passar em branco o péssimo pensamento inicial do seu comentário, para evitar maiores problemas.

Por fim, ponto para a sinceridade e a percepção bíblica do Fernando, mesmo crendo eu que o trabalho não "é a única ocupação da aflição do espírito", onde existem outras tantas!

Abraço.

Anchieta Campos

Obs.: adorei o feriado de ontem! Deus sabe o tanto!