sábado, 16 de maio de 2009

Uma sensível melhora

Depois de um período considerável sem interagir com os queridos leitores deste humilde espaço, volto hoje com uma boa (podemos assim chamar) constatação: o meio evangélico está, mesmo que ainda seja de um modo muito tímido, se libertando das garras da ignorância filosófica e, acima de tudo, da ignorância bíblico/teológica. É verdade que ainda há muito o que melhorar, muitas concepções e parvoíces humanas ainda precisam cair, muito do misticismo e ignorância “pentecostal” necessita cair por terra, e, acima de tudo, uma consciência bíblica e teológica ainda precisa ser bastante difundida e treinada em nosso meio. Mas, repito, que está melhorando, isso está.

E o que me leva a essa conclusão? Bem, posso falar do que tenho conhecimento, seja pessoalmente ou virtualmente, através da internet ou outros meios de comunicação. Pessoalmente vejo um despertar em uma parte considerável (claro que ainda é a minoria) da igreja local ao meu redor. Já é possível vermos membros do ministério local, mesmo que ainda timidamente, comentando com uma certa propriedade sobre assuntos teológicos, citando com uma boa variedade fatos e nomes marcantes da história da igreja, bem como obras e escritores de cunho teológico da atualidade (parece que o bom ensino ortodoxo da CPAD finalmente está alcançando as Assembléias de Deus no Brasil). Cito aqui o nobre exemplo do pastor Everton, da Assembléia de Deus em Luis Gomes/RN, onde o mesmo detém uma coletânea das principais obras teológicas editadas pela CPAD, e isso é muito importante, verdadeiramente essencial para quem se dispõe a ser o orientador doutrinário/teológico de uma porção do povo de Deus. Vemos também que as aberrações pneumatológicas e práticas estranhas hodiernas, durante os cultos, já estão sendo raras exceções (aleluia!); já é possível vermos membros (inclusive jovens) elogiando hinos de adoração verdadeira, puramente espirituais/bíblicos, em detrimento dos hinos que tocam e mexem meramente com a carne.

E por falar em jovens, esta é uma parcela em que o despertar da ortodoxia tem produzido bons frutos. Praticamente em toda igreja em que eu vou, vejo jovens (nem que seja apenas um) com um preparo teológico bem apurado e orientado, já tendo lido pelo menos algum livro ortodoxo da área. Fiquei surpreso quando cheguei em uma Assembléia de Deus da Paraíba e um jovem veio falar comigo em relação a teologia dos pais da igreja e dos reformadores, de suas vidas, práticas e crenças; termos teológicos eram bem tratados e recebidos por ele, doutrinas sistemáticas da Bíblia também não sofriam com ele! Vi ali, verdadeiramente, um jovem ortodoxo, esclarecido e já firmado bíblica e teologicamente, e isso nestes tempos em que vivemos! Meu Deus! Isso é fabuloso! Glórias sejam dadas ao nome de Jesus!

Não poderia deixar passar em branco outro fato que também muito me alegrou e animou. Outro jovem, de uma cidade pequena, vizinha a Pau dos Ferros, que esta estudando aqui, quando lhe apresentei uma obra teológica de referência, escrita por vários autores, o mesmo disse: “Nossa meu irmão, só tem fera! Doutrina bíblica pura e sem misturas aí!”. Confesso que fiquei surpreso, mas foi uma surpresa muito gratificante. Saber que os maiores expoentes da teologia pentecostal clássica são reconhecidos por alguns jovens da atualidade, é, sem sombra de dúvidas, algo a ser comemorado. Já vi também jovens reconhecendo os erros de seus grandes ídolos do mar gospel contemporâneo, sejam eles pregadores ou cantores famosos, quando confrontados com uma exposição bíblica sistemática e pura. Isso é o Sola Scriptura tornando a ganhar força.

E o que vejo pela internet também me anima consideravelmente. O que falar da nobre e gigantesca blogosfera evangélica? Vemos que não somente os renomados pastores e escritores assembleianos (e de outras denominações também) estão em sintonia com a ortodoxia cristã/bíblica, mas também que muitos, inúmeros líderes e pastores espalhados pelo Brasil estão verdadeiramente capacitados para promover um desenvolvimento saudável de suas igrejas locais. E não somente líderes, mas são muitos os presbíteros, diáconos, pregadores, e muitos jovens, que apresentam escritos de uma qualidade bíblica muito apurada, irrepreensíveis no trato da Palavra e da doutrina. Temos, verdadeiramente, muito conteúdo ortodoxo sendo publicado na internet, seja diariamente, semanalmente, ou quinzenalmente, e esse exército da sã doutrina está crescendo e se multiplicando cada vez mais. E o que é isso? É a demonstração de que a Palavra está agindo nos corações, está ganhando cada vez mais espaço no meio evangélico como sendo a nossa regra maior de fé e conduta humana, soberana, inerrante, infalível, verdadeiramente viva e eficaz. Até mesmo nas comunidades do Orkut, onde há muitos desvios e excessos, sempre vemos vez por outra jovens e líderes com posições bíblicas ortodoxas firmes, mesmo em detrimento a grande maioria, em alguns casos.

Então está tudo indo bem? Como já destaquei no começo, as frutas teológicas boas ainda são a grande exceção. A grande maioria ainda é daqueles que são mais humanos do que bíblicos, que condenam e menosprezam o desenvolvimento filosófico, cultural, científico e teológico, que colocam a experiência acima da razão bíblica, que colocam suas vaidades acima da Palavra de Deus. Ainda é normal vermos pessoas que se dizem tradicionais, mas nem se quer conhecem verdadeiramente as origens e história de sua denominação, muito menos tem ciência de todo o contexto da reforma protestante e seus participantes, e pior ainda da época dos pais da igreja. Ainda é normal vermos a grande parte dos pregadores e cantores apelando para o emocionalismo barato, para a animação externa do público. Ainda é possível vermos um presbítero que se diz assembleiano defendendo apregoadores de heresias e modismos, como B.H., M.M., M.C., R.R.S., M.F., e por aí vai. Ainda é comum vermos jovens defendendo a unhas e dentes (quase que morrendo) um grupo unicista que alega ter a “Voz da Verdade”. Ainda é comum vermos crentes (alguns membros de ministério local) apanhando para encontrar livros bíblicos como Obadias, Naum, Ageu e Filemon. Ainda é comum chegarmos para um jovem e pedirmos pra ele procurar 2 Macabeus na Bíblia e vermos ele quase endoidar atrás do livro. Ainda é possível vermos em nosso meio pessoas dançando no espírito, caindo do poder, outras dando uns golpes bem invocados, outras “plantando bananeira”, e muitas outras manifestações exóticas. E poderia aqui citar inúmeros outros exemplos, o que me levaria muito tempo, e cansaria desnecessariamente o caro leitor.

Portanto, tenho a dizer que vejo os raios de sol se tornarem levemente mais fortes, mas a tempestade ainda deixa o ambiente bastante escuro. O importante é que o negócio está melhorando. Amém.

Viva a Palavra de Deus! Viva a Sã Doutrina! Viva a boa razão! Viva ao pensamento!

“Persiste em ler” 1 Tm 4:13.

“Examinai as Escrituras” Jo 5:39.

“Quando vieres, traze os livros, principalmente os pergaminhos” 2 Tm 4:13.

Anchieta Campos

6 comentários:

NilmaBostonRio disse...

Eu mesma sou uma que tenho aprendido bastante ao interagir com os irmaos das comunidade evangelicas no Orkut, e também ao ler blogs de nossos irmàos pentecostais e tradicionais.

by NilmaBostonRio

Anchieta Campos disse...

Cara irmã Nilma, a paz do Senhor.

E eu também tenho aprendido muito com as suas interações nas comunidades do Orkut, notadamente na da Assembléia de Deus no Brasil! risos. Pois é, sou um frequentador assíduo das comunidades relacionadas, e sempre vejo suas participações nos tópicos. Apenas assisto, evito deixar minha participação.

Saiba que é um prazer vê-la aqui pelo meu humilde blog.

Abraço.

Anchieta Campos

Victor Leonardo Barbosa disse...

Excelente post irmão Anchieta.
Concordo com você...ainda que por enquanto sejamos uma minoria, cada vez mais cresce o número de pessoas debatendo mais assuntos ortodoxos e isso para a glória de cristo.

Que continue abençoando o trabalho genuinamente ortodoxo.

Anchieta Campos disse...

Caro irmão e amigo Victor, a paz do Senhor.

É uma tendência em nosso meio o avanço da consciência cristã, notadamente em sua área teológica. Aleluia por isso!

Que pessoas comprometidas com a Palavra de Deus, assim como o amado irmão, possam se multiplicar cada vez mais. Amém.

Forte abraço.

Anchieta Campos

Prof. Israel Lima disse...

Venha Você, Também, Comemorar!
35º Aniversário do Prof. Israel Lima (23/05/2009)
e os 4 meses do [Pelo Corredor da Escola] (22/05/2009)


Ofereço a você que acompanha meu blog “Pelo Corredor da Escola” um selo comemorativo do 4º mês na net do blog e do meu 35º aniversário.
Esta foi a maneira que achei para retribuir o carinho que você tem dispensado a mim, visitando e comentando as postagens que publico no blog, que a tão pouco tempo vem crescendo, graças a você, eu só tenho que agradecer. Para mim é um privilégio ter você, lá, no meu espaço, que surgiu em 22/01/2009. No dia 22 deste mês o blog completará 4 meses na net e no dia 23 é o meu aniversário de 35 anos. Venha comemorar comigo!!!

O selo é o meu presente para você.

O presente que eu quero receber de você é a sua visita e VOTOS nos meus selos de participações.

Bom, agora e só copiar e usar em seu blog.

Desde já agradeço o seu carinho e consideração.

Será um prazer imenso visualizá-lo em seu blog.


Um grande abraço,

Prof. Israel Lima

Anchieta Campos disse...

Nobre Prof. Israel Lima, a paz do Senhor.

Somente agora vim acessar meu blog e ver o seu comentário. Mas mesmo assim lhe desejo um feliz aniversário, com muita graça e bênçãos do nosso Deus, sobre sua vida, família e ministério.

É um prazer acompanhar o seu blog, pois, como já dito anteriormente em outras oportunidades, educação é a saída para um Brasil e um mundo melhor.

Forte abraço.

Anchieta Campos