sábado, 16 de maio de 2009

Alteração nos links do blog

Realizei recentemente uma pequena alteração na estrutura do blog. Quem for atento deve ter percebido que dei uma reformulada na disposição dos links citados, na lateral direita. Antes era apenas um grupo só para todos os links citados, sendo que agora são oito grupos de links:

Blogosfera Evangélica

A Blogosfera Evangélica é onde temos o maior conteúdo cristão de qualidade da internet. Nesta seção o leitor irá encontrar de um modo genérico os links dos principais blogs cristãos da internet, os que se destacam pela qualidade de seus escritos. São pastores, escritores da CPAD, presbíteros, diáconos, professores de Escola Dominical, e irmãos que mesmo sem cargo eclesiástico algum, nos agraciam com seus escritos que muito nos ensinam e edificam. Uma verdadeira representação da ortodoxia cristã de todo o Brasil. É o maior grupo de referências do blog, contando com 32 links.

Páginas cristãs de referência

Este grupo se propõe a reunir os principais sites evangélicos da internet, que se destacam no que dispõem a fazer. São páginas verdadeiramente de referência. Apologia, teologia em suas mais variadas vertentes, sociedades bíblicas, institutos teológicos e livrarias evangélicas, você encontrará nesta seção. Desfrute bem estes 15 links.

Escola Bíblica Dominical – CPAD

O menor grupo de links, mas de uma grandeza imensurável. A EBD é hoje talvez o único meio de se alcançar a quase totalidade da igreja com um material de estudo bíblico de alta qualidade e fidelidade bíblica. É verdadeiramente uma das principais armas da sã doutrina. São 3 links que remetem para páginas que nos trazem ótimos subsídios para as Lições Bíblicas da CPAD.

Criacionismo

O ateísmo tem se levantado cada vez mais fortemente para tentar desqualificar a Bíblia, notadamente para tentar ridicularizar a idéia da criação divina do universo e do homem. Selecionei 7 páginas que mostram, de um modo brilhante e amplamente fundamentado, a razão científica da fé cristã.

Grego, Hebraico e Latin

Dicionários das principais palavras bíblicas em suas línguas originais, análises gramaticais, a Bíblia em grego, hebraico e latin, bem como clássicas traduções da Palavra de Deus, é o que está ao seu dispor nestes 7 links. Subsídios indispensáveis para qualquer exegeta.

Assembléia de Deus

A maior denominação evangélica da América Latina e maior pentecostal do mundo, tem o seu espaço próprio no blog. As principais páginas referentes a Assembléia de Deus, tanto a âmbito nacional, como estadual, estão reunidas nestes 11 links.

Demais denominações evangélicas

As principais denominações protestantes também tem o seu espaço garantido no blog. É claro que não referenciei as igrejas neo-pentecostais, pseudo-cristãs e gedozistas, bem como as minúsculas que são criadas quase todo dia. São 5 links que remetem para as maiores e mais tradicionais denominações evangélicas, marcadas por uma história própria e uma ortodoxia extremamente plausível.

Páginas Calvinistas

A Teologia Calvinista (oriunda dos pensamentos do teólogo francês João Calvino) também merece seu espaço em meu blog. E digo que é com muita honra que faço referência a esta linha teológica, a qual merece o respeito de todo o seguimento protestante, por tudo o que representou na reforma, e pelo o que representa ainda hoje. Selecionei 4 destaques do calvinismo, os quais recomendo a leitura, principalmente para quem já está bem amadurecido na doutrina bíblica, pelas questões evidentes, as quais quem é maduro sabem quais são. Por fim, é uma linha ortodoxa, que forma bons pensadores cristãos.

Portanto, meu caro leitor, quando já tiver lido todos os artigos do meu blog e não tiver nada de novo por aqui, saiba que não estou deixando você sem nada de edificante para ler ou fazer, pois são dezenas de links que indico, os quais com certeza terão material ortodoxo o suficiente para lhe entreter, o que notadamente será bem melhor do que ficar lendo e repassando fofocas da vida dos outros, ou ficar se importando com a vida dos famosos. Amém.

Anchieta Campos

10 comentários:

Muita Paz! disse...

PROTESTANTE USA ALGUMAS PASSAGENS DA BÍBLIA PARA ATACAR O ESPIRITISMO, EM 24 DE ABRIL DE 2001 :

olá amigo !

Recebi um e-mail seu a respeito do catolicismo e do site monfort, em primeiro lugar combato o catolicismo e o espiritismo, duas mentiras para que o homem não tenha salvação. Você mencionou algumas passagens bíblicas para repreender o catolicismo, agora é a minha vez, veja ai :

Sabia que para fazer negócios com o Espiritismo significa se contaminar, e assim tornar-se inadequado para se apresentar perante Deus para adorá-lO?

"Não vos voltareis para os necromantes nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles: Eu sou o Senhor vosso Deus" (Levítico 19:31).

Sabia que Deus lança fora do Seu povo todos os que vão atrás das práticas do Espiritismo? "Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros... eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo" (Levítico 20:6).

Sabia que apedrejamento, levando à morte, foi a sentença que Deus proferiu contra os médiuns espíritas? "O homem ou mulher que sejam necromantes, ou sejam feiticeiros, serão mortos: serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles" (Levítico 20:27).

Sabia que a feitiçaria, adivinhação, bolas de cristal, quiromancia, etc., estão aliados ao Espiritismo, e todos são igualmente condenados por Deus? "Não se achará entre ti..., adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os( mortos)" (Deuteronômio 18:10,11).

Muita Paz! disse...

Sabia que os cananeus foram destruídos devido à participação no Espiritismo? "Pois todo que faz tal cousa é abominação ao Senhor, e... teu Deus os lança de diante de ti" (Deuteronômio 18:12).

Sabia que quando o próprio Saul consultou uma médium espírita, foi porque seus pecados haviam tornado impossível sua comunicação com Deus? "Consultou Saul ao Senhor, porém este não lhe respondeu..."(I Crônicas 10:13).

Sabia que Saul perdeu o trono e teve uma morte miserável porque essa foi a condenação de Deus por ele ter se envolvido com o Espiritismo? "Assim morreu Saul porque interrogara e consultora uma necromante" (I Crônicas 10:13).

Sabia que um dos piores pecados que o perverso Manassés cometeu foi o espiritismo? "[Ele] adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçaria, e tratava com necromantes e feiticeiros... para provocar [o Senhor] à ira" (II Crônicas 33:6).

Sabia que uma das razões porque Deus rejeitou Israel foi pelo seu envolvimento com Espiritismo? "Pois, tu, ó Senhor, desamparaste o teu povo, a casa de Jacó, porque... são agoureiros como os filisteus" (Isaías 2:6).

Sabia que é um insulto a Deus a consulta aos mortos, pois Ele quer que interroguemos diretamente a Ele? "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos... acaso não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?" (Isaías 8:19).

Sabia que o homem rico não pôde comunicar-se com seus irmãos após a morte, e Lázaro também não pôde? (Leia Lucas 16:19-31). Portanto, não é possível a comunicação com os mortos. Quem se manifesta nessas tentativas de comunicação com as pessoas falecidas são os demônios, que fingem ser essas pessoas. Os mortos não voltam. (Vejam II Samuel 12:15-23).

Sabia que Pedro condenou Simão que usava sortilégio e enfeitiçava o povo? (Atos 8:6-24).

Sabia que Paulo fez Elimas, o mágico, se tornar cego? (Atos 13:6-12).

Sabia que o médium espírita é possesso de demônios, como a jovem de Filipos, de quem Paulo expulsou um demônio em nome de Jesus. (Atos 16:16-18).

Sabia que cristãos verdadeiros não devem associar de qualquer forma com as práticas negras do Espiritismo? (Atos 19:19).

Sabia que o Espiritismo é uma das obras da "carne" e que aqueles que participam no Espiritismo nunca poderão herdar o reino de Deus? (Gálatas 5:19-21).

Sabia que aqueles que não se arrependem das práticas do Espiritismo não têm lugar no céu, mas serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre? (Apocalipse 21:8; 22:15).

Sabia que os ensinamentos do Espiritismo são "doutrinas de demônios"?

"Ora,... nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios" (I Timóteo 4:1).

Muita Paz! disse...

O que a reencarnação é :

A reencarnação é uma crença pagã e muito antiga sem o menor fundamento bíblico. Faz parte de muitas religiões tribais, do budismo, do hinduísmo, do espiritismo e da Nova Era. Ensina a pluralidade das existências, “em virtude da qual todas as criaturas humanas, em sucessivas encarnações, vão evoluindo gradativamente, quer no plano intelectual, quer no plano moral, enquanto que, ao mesmo passo, vão resgatando erros e crimes do passado”. O objetivo da reencarnação, diz o próprio Kardec, é a “expiação, o melhoramento progressivo da humanidade”. As novas encarnações podem se dar aqui na terra ou em outros corpos celestes, de nível moral superior ao nosso. O espírito de um homem pode encarnar no corpo de uma mulher e vice-versa.

Em que me baseei:

A doutrina da reencarnação procura assentar suas bases na revelação dos espíritos. Detalhes fantásticos são aceitos e atribuídos a eles. Quando Jesus disse: “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora” (Jo 16.12), Ele estaria se referindo a outras revelações, inclusive à lei da reencarnação, que viriam a seu tempo por intermédio dos espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns, o que chega a ser séria irreverência para quem conhece e preza a Palavra de Deus.

Alexandre



RESPOSTA POR MIM ENVIADA, EM 25 DE ABRIL DE 2001 :


Prezado Alexandre Blanco


Em primeiro lugar, quero lhe agradecer pela sua atenção ao meu e-mail, relativo ao Site Católico Montfort.

Suas palavras demonstram equilíbrio e maturidade, o que dá uma base sólida à sua crença. Você escreveu em um bom nível de diálogo, o que me faz agora retribuir-lhe com esta nova mensagem.

Você no início, cita passagens da Bíblia relacionando Espiritismo com necromancia, feiticeiros, adivinhos, mágicos e coisas do gênero. Depois, mais ao final, cita as obras de Kardec, as quais possuem outra filosofia de ensino. Muito bem. Acredito que Você saiba diferenciar BEM o que sejam feiticeiros, bruxaria ( Quimbanda ), mães-de-santo ( Umbanda ) etc, etc, ( as quais possuem origem afro ) do Verdadeiro Espiritismo decodificado por Kardec.

No anexo que enviei no primeiro e-mail ( Defesa contra as 20 teses.doc ) , explico boa parte desse problema. Volto então utilizar-me de alguns itens contidos nesse anexo :


ABRE ASPAS :

Em primeiro lugar, o Kardecismo ou Espiritismo não aconselha a ninguém a procurar o conhecimento do futuro, de antemão, pois temos uma missão a cumprir ( não confundir com destino ) e não devemos usar de subterfúgios para nos desvencilharmos de nossas tarefas.

Muitas pessoas confundem Espiritismo com as seitas afro acima citadas. Não as culpo. A mídia, às vezes, e de propósito, passa essa idéia de que Espiritismo não passa de oferendas nas esquinas e cantorias em terreiros.

Em segundo lugar, essas passagens da Bíblia nada tem a ver com o Espiritismo de Kardec. Se o formulador da questão ( Sr. Fedeli - Montfort ) tivesse, ao menos, noções rudimentares dos princípios espíritas, não os confundiria com as seitas afro ( Quimbanda ) e embusteiros que existem de toda sorte, como adivinhos, encantadores, pessoas que indagam aos mortos sobre o futuro, etc, os quais se utilizam de práticas pseudo-espirituais para iludir os incautos em sua boa-fé. Pitões referem-se ao adjetivo pitônico ( do Grego pythonikós ), o qual relaciona-se com os termos nigromântico e mágico. Nigromancia ou Necromancia, significam adivinhação pela invocação dos espíritos ou magia negra. Isto nada tem a ver com os ensinamentos preceituados pela decodificação realizada por Kardec em seu primeiro livro. Pitões não são médiuns kardecistas. Tal afirmação é no mínimo leviana e sem fundamento.

Muita Paz disse...

Embusteiros existem em qualquer meio, como também existem aqueles que se valem de uma batina para transparecer seriedade e respeito, mas quando se julgam protegidos pelas paredes de um mosteiro/convento, praticam as mais repugnantes barbáries, como foi o caso, reconhecido pelo próprio Vaticano, na pessoa do porta-voz da Santa Sé, Joaquín Navarro Valls, o qual confirmou, em 20.03.2001, as denúncias de que sacerdotes cometeram violências sexuais contra religiosas de vários países. O caso veio à tona há seis anos e voltou a ser citado pelo Jornal americano National Catholic Reporter, que publicou trechos do relatório enviado em 1995 ao Vaticano pela religiosa americana Mary O'Donohue.

Segundo a citada freira, casos de assédio e violências sexuais foram registrados em 23 países do mundo, entre eles Brasil e Colômbia na América Latina, além da África, Ásia, Europa e Estados Unidos. A religiosa citou inclusive o caso de um sacerdote que celebrou, pessoalmente, os funerais de uma freira morta após fazer um aborto a seu pedido. Outro caso citado foi o de um grupo de vinte religiosas que ficaram grávidas ao mesmo tempo. A irmã explica que as religiosas são escolhidas com freqüência como parceiras "seguras" por sacerdotes que temem contrair Aids mantendo relações com prostitutas ( pasmem !!! ).

FECHA ASPAS.


Não praticamos nenhum tipo de ritual, não usamos quaisquer vestimentas para assistirmos nossas palestras, não possuímos imagens ( não somos idólatras ) . Tudo isso se aplica a seitas afro ( já ditas anteriormente ) e até mesmo a Católicos ( Eles possuem vestimentas próprias para a prática de rituais e são idólatras ).

Ora, se em alguns casos, existem semelhanças de alguns princípios, ( por exemplo : a umbanda acredita em reencarnação ) isso não significa identidade absoluta entre Kardecistas e Ubandistas. Assim também, como existem semelhanças de princípios entre Católicos e Protestantes, não se pode concluir pela identidade completa dessas duas religiões.

Sinceramente, Você acredita que os Kardecistas participam de Cartomancia, Jogos de búzios, quiromancia, etc ? Respondo-lhe : É EVIDENTE QUE NÃO !!!

Portanto, peço licença para discordar e dizer-lhe que as passagens da bíblia citadas por Você ( Levítico 19:31 ; Levítico 20:6 ; Levítico 20:27 ; Deuteronômio 18:10,11 ; Deuteronômio 18:12 ; I Crônicas 10:13 ; I Crônicas 10:13 ; II Crônicas 33:6 ; Isaías 8:19 ; etc, etc ) NÃO se aplicam aos Kardecistas !!!

A parábola do rico e Lázaro, também é citada no mencionado anexo, senão vejamos :

Muita Paz disse...

ABRE ASPAS :

- No versículo 25 temos : "...Mas Abraão lhe respondeu : Meu filho, lembra-te de que recebeste bens em tua vida e de que Lázaro só teve males ; por isso ele agora é consolado e tu és atormentado ".

A essa passagem entendemos que o rico, egoísta e endurecido, encontra, ao mergulhar no sepulcro, o seu inferno, ou seja, o sentimento de culpa e arrependimento que o faz ter a consciência do mal cometido, levando-o a um sofrimento que comparamos figurativamente ao suplício do inferno. Inferno, é então, um estado mental de angústia, aflição e amargura que tem a duração proporcional à gravidade dos atos praticados.

Quanto a Lázaro, pobre, submisso e resignado, sofre todas as suas duras provas e ascende, pela morte do corpo, ao céu, ou seja, à paz da consciência, à paz espiritual.

- No versículo 26, temos : "...Demais, grande abismo existe entre nós e vós, de modo que os que querem passar daqui para lá não o podem, como também não se pode passar de lá para cá ".

Tal abismo deve ser entendido como exprimindo a impossibilidade em que se encontram os Espíritos superiores de se porem em contato direto com os Espíritos inferiores, em função da diversidade das vibrações que se repelem. Porém, não se deve concluir que há impossibilidade de se ajudar àqueles que sofrem. Isso é feito por intermédio de outros Espíritos que, menos graduados, podem se aproximar dos que se encontram numa situação de angústia e cercá-los dos cuidados de que necessitem.

Pela mesma razão, os espíritos inferiores não podem elevar-se aos planos onde pairam os bons espíritos, antes que se processe a depuração dos males que praticaram, através do arrependimento e sincera disposição para o bem.

- No versículo 27 temos : ...Disse o rico : "...Eu então te suplico, pai Abraão, que o mandes à casa de meu pai... para lhes dar testemunho destas coisas ..."

A hipótese desse pedido, formulada na parábola, mostra ser real a crença na comunicabilidade dos mortos ( o rico ) com os vivos ( os parentes do rico ), crença que de fato, era corrente entre os judeus.

A tal pedido, porém, responde Abraão, mostrando ser absolutamente inútil, como ainda hoje se comprova também inútil toda e qualquer comunicação dos espíritos com os sistematicamente incrédulos. Realmente, de que serviria aos irmãos do rico, os quais também eram dominados pelo egoísmo, ouvirem advertências do espírito de lázaro ou de qualquer outro desencarnado ? Responderiam com um encolher de ombros, considerando alucinação ou sonho a aparição que pudessem ver.

FECHA ASPAS.


Bom, tudo é questão de crença. NA BÍBLIA, PODEMOS ENCONTRAR INTERPRETAÇÕES QUE AGRADEM A GREGOS E TROIANOS.

Você diz que nós ( Espíritas ) não aceitamos Cristo como Salvador e que cabe a cada um o seu salvamento. Esse é mais um princípio Espírita mal entendido, pois é EVIDENTE que o Cristo de Deus é o Salvador da Humanidade, oferecendo sua Mensagem de vida eterna como roteiro, como o caminho e a verdade que Ele mesmo se proclamou. Ele é exemplificação e modelo, mas compete a cada criatura seguir o caminho indicado, com esforço, com amor, com dedicação E NÃO FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS, UMA VEZ QUE JÁ "ESTARÍAMOS" SALVO PELO SANGUE DE JESUS NO CALVÁRIO.

PREGAR QUE A REDENÇÃO DA CRIATURA SE FAZ UNICAMENTE PELA CRUZ NÃO PELO ESFORÇO DE CADA UM, É INCENTIVAR A INDIFERENÇA PELA VIDA, IGUALANDO BONS E MAUS. É, IGUALMENTE, DESPREZAR A JUSTIÇA DIVINA, NA SUA FUNÇÃO DE DAR A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS, COMO ENSINOU O CRISTO !

Muita Paz! disse...

A missão maior de Jesus, foi antes de tudo, mostrar o caminho da salvação e não dar-nos a perfeição sem que nada tivéssemos feito por merecê-la. Não parece meio estranho sermos salvos porque algumas pessoas usaram de violência e mataram um inocente ? Esse foi o prêmio que Jesus nos deu por O termos matado ? Prefiro crer que serei salvo porque Jesus viveu e não porque O matamos.

Sempre acreditei em Jesus e em sua missão. Quando estou triste e abatido é a Ele a quem recorro e Lhe peço auxílio. Quando estou alegre, também me lembro Dele para agradecer.

Bom, já falei demais. Volto a repetir, Você demonstrou bom senso, equilíbrio e maturidade.


PROTESTANTE VOLTA A ENVIAR MENSAGEM, EM 26 DE ABRIL DE 2001 :


Bom dia amigo Jeferson !

Em primeiro lugar gostaria que você anotasse ai meu novo e-mail : (xxxxxxxx), pois o ig está muito lento e o globo.com está com problemas, recebi seu e-mail e vejo também que você é uma pessoa bem isntruida e de boa educação, parabéns, vejo que podemos ser grandes amigos não é ?

A propósito do Sr. Fedeli do site monfort, sendo uma pessoa muito mal educada e achador da verdade, me passou vários e-mails absurdos, sobre o que eles seguem, tudo sem respaldo bíblico.

Ao nosso caso, lhe mando um abração e gostaria de que você me explanasse a passagem bíblica que Paulo escreveu, pois Paulo era muito bem informado e culto, em Hebreus cap. 9 está escrito " Ao homem é dado o direito de viver uma única vez, vindo depois disso o juízo". Juizo esse , da salvação ou perdição, pergunto, como haveria reencarnação se ao homem é dado o direito de viver uma única vez ?

outra, quando Jesus morreu na cruz, diz a escritura no livro de mateus que o véu se rasgou de alto a baixo e o céu escureceu e todos os MORTOS enterrados naquela região RESSUCITARAM, ora, aqueles mortos se haveriam de reencarnar, eles nao deveriam estar em outros corpos ?

outra, no livro de jó diz que aquele que desce a sepultura, jamais retornará a essa vida, então amado amigo, não posso crer nessa doutrina, mas respeito aqueles que assim acham.

Muita Paz! disse...

Não restam dúvidas de que esses oito casos de ressurreição contrariam a passagem de Hebreus 9,27. Todavia, a Reencarnação não vai de encontro ao referido versículo, que é a pura expressão de uma Lei Divina irrevogável : A morte do corpo físico dá-se uma única vez e é um fenômeno irreversível.

Pode-se, então, concluir que Deus abriu oito exceções a uma de Suas Leis ??? Ora, não é a verdade, porque a concessão de privilégios é atitude própria dos seres imperfeitos, como nós, os homens, mas não dos seres perfeitos, como Deus. É uma questão simples, de raciocínio lógico. Deus é imutável porque é perfeito, pois a onisciência é um de Seus atributos. Portanto, se Ele abre exceções, deixa de ser imutável. E se privilegia somente 8 seres humanos com uma segunda vida, no mesmo corpo de carne e no mesmo período terreno, está agindo com parcialidade, quando sabemos muito bem que Deus é um Ser imparcial, porque trata a todos igualmente. As desigualdades que existem no mundo são conseqüências dos atos e ignorâncias humanas.

Ademais, Paulo, não estava de forma alguma combatendo a Reencarnação, pois não é o contexto dessa narrativa. Mas, por outro lado, não deixa de ser uma verdade, já que o corpo que possuímos em cada Reencarnação, realmente morre somente uma vez.

Além disso, esse versículo tem sido uma pedra de tropeço para todos os que desconhecem o que realmente é a reencarnação, limitando-se a ler a letra que mata e não percebendo o espírito que vivifica. Não há contradição nenhuma entre o que diz Paulo nesse versículo e a teoria da reencarnação. Mas vamos por partes :

* Inicialmente, ninguém precisa acreditar na reencarnação como dogma, pois que ela existe, creiam os homens nela ou não. Da mesma maneira, não é pelo fato de alguns homens não crerem em DEUS que Ele deixará de existir.

* Um Espírito necessita conhecer e praticar o Bem, progredir, evoluir e subir tanto, tanto, que chegue, como diz Paulo na Epístola aos Efésios, a ser igual a JESUS. Eis suas palavras: "Até que todos cheguem à unidade da Fé, ao pleno conhecimento do FILHO DE DEUS, ao estado de homem feito à medida da estatura da plenitude do CRISTO" (Efésios, 4: 13).

* Ora, haverá homem sobre a face da Terra que tenha a pretensão de poder chegar até essa altitude numa só vida humana ? Percorrendo a história da Humanidade, APONTEM-NOS QUEM JÁ CHEGOU LÁ, EXCETO O PRÓPRIO JESUS ? No entanto Paulo diz: "...até que TODOS cheguemos..." TODOS ...

* "Então se o Espírito necessita evoluir até esse ponto, evidentemente o fará por intermédio de muitas vidas no corpo, neste tabernáculo no qual habitamos temporariamente, no dizer de São Pedro" (II Pedro, 1: 13 e 14).

* Ora, é fora de qualquer dúvida que cada homem só pode morrer uma vez...e depois disso vem o juízo que determinará para onde irá o Espírito : para as zonas de luz ou para as zonas de trevas. Só morreram "duas vezes", segundo a interpretação comum, aqueles que foram ressuscitados, como Lázaro... ninguém mais. Cada homem (conjunto de Espírito e corpo) só pode morrer uma vez. Porque, separado que esteja do corpo, não mais se poderá a ele se unir, a não ser por outro nascimento.

Muita Paz! disse...

* Então qual a dificuldade de compreender-se, dentro da teoria da reencarnação, a frase de Paulo ? Nenhuma. Está certíssima : "É ordenado aos homens que morram uma só vez, e depois disso vem o juízo".

* Entretanto é inegável que o homem morre, ou seja, que a personalidade deixa de existir, naquela sua união terrena. E isso logicamente só pode OCORRER UMA VEZ em cada personalidade, em cada homem.

* Desaparece, então, a personalidade daquela vida terrena. Mas prossegue, em forma ainda invisível aos sentidos da maioria dos seres humanos, a parte eterna de todos nós: o Espírito imortal, a Individualidade. Diz o CRISTO que o Espírito sopra onde quer, isto é, manifesta-se onde for necessário à sua evolução, até integrar-se no Amor Universal, em DEUS. E isto, na Terra, se dá por meio das reencarnações.

Além de tudo isso ( e por outro lado ), se formos analisar tudo ao pé da letra, ficaremos diante de uma contradição, senão vejamos : Se LOGO EM SEGUIDA à nossa morte, virá o juízo ( pressupõem-se que cada um terá um juízo após a sua morte ), qual a necessidade do JUÍZO FINAL, tão apregoado pelas Religiões Ortodoxas, se anteriormente já fomos julgados ? Será que se formos condenados ao "inferno" no primeiro juízo poderemos de lá sair quando do juízo final ? Ficam aí estas perguntas para quem quiser responder.

FECHA ASPAS.


Em sua outra indagação, Você se reporta à morte de Jesus na Cruz. Diz a escritura no livro de mateus que o véu se rasgou de alto a baixo e o céu escureceu e todos os MORTOS enterrados naquela região RESSUCITARAM, ora, aqueles mortos se haveriam de reencarnar, eles nao deveriam estar em outros corpos ? outra, no livro de jó diz que aquele que desce a sepultura, jamais retornará a essa vida.

Vamos às palavras que recebi de um amigo espirituialista :

RESPOSTA :


ABRE ASPAS :


* Há que se levar em conta a linguagem figurada apresentada em muitas passagens da Bíblia, o que inviabiliza toda e qualquer interpretação literal. O que a morte queria dizer, nesse contexto, na cabeça de um judeu há 2000 anos ? Teria o mesmo significado para um brasileiro, espírita, Evangélico ou mesmo um católico dos tempos atuais ? Será que "morte" não era um termo também associado ao pecado, de forma que se dissermos que alguém está em pecado é como se ele estivesse a caminho da morte ? E Ressureição ? Ressureição era um termo amplamente usado naquela época, e que significa ressurgir para uma nova vida. Em um sentido figurado, não há dúvida que podemos entendê-lo como renascimento para uma nova vida, livre dos erros anteriores que o estavam levando para morte, a qual também poderia significar condenação do espírito que insiste em viver em pecado. Já o dissemos : Em muitos casos, não se pode interpretar a Bíblia literalmente, ou seja, ao pé da letra. NA BÍBLIA, PODEMOS ENCONTRAR EXPLICAÇÕES QUE AGRADEM A GREGOS E TROIANOS.

Muita Paz! disse...

Consideramos mais produtível utilizarmos a fé raciocinada e continuar no terreno das argumentações lógicas que podem ser discutidas sem o fator emocional, subjetivo por natureza. Ao contrário, a Fé cega, a que renega o equilíbrio e o livre-arbítrio, limita-se a ler a letra que mata e não percebendo o espírito que vivifica, como já foi dito anteriormente.

FECHA ASPAS.


Bom amigo, cada um possui o direito de interpretação e todos nós buscamos a verdade. NINGUÉM pode se dizer DONO DA VERDADE, como é o caso do Sr. Fedeli, do Site Montfort.

Como já disse anteriormente, em meu Site ( www.polemicareligiosa.tsx.org ) eu relato vários fatos históricos sobre os Concílios de Constanopla (553 D.C) e de Nicéia (325 D.C), os quais mudaram o rumo dos ensinamentos bíblicos; cartas trocadas com assessores do Padre Quevedo e outros assuntos. Alexandre, não sei exatamente qual a sua Religião. Por favor, se Você visitar o Site, peço que não fique chateado com algumas colocações que faço a respeito desses temas. Não tenho a intenção de magoar ninguém, mesmo porque a maior parte do material que lá se encontra foi copiado de historiadores idôneos e respeitáveis.

Um grande abraço e que a Paz de Cristo esteja sempre com Você e sua Família.

Jefferson

Anchieta Campos disse...

Caro Jefferson, saudações.

Tantas palavras para não dizer nada. A explicação da parábola do Rico e Lázaro chega a ser cômica (com todo o respeito). Me fez rir também sua apologia da salvação pelas obras (que coisa! como é que vocês ainda se atrevem a baterem nesta tecla?); simplesmente ignorável. As demais "exegeses" bíblicas, bem como a "excelente hermenêutica" aplicada em favor do espiritismo, são velhas e batidas no meio evangélico, achando-se facilmente na internet material ortodoxo e irrefutável sobre o tema.

Portanto, como não vejo motivo para outra produção minha sobre o espiritismo além da que eu já publiquei no blog (pois meu artigo ainda continua sem refutação), e bem como em homenagem ao que já se produziu sobre o tema (e para se evitar produzir algo que já existe), deixo os links:

http://www.cacp.org.br/espiritismo/

http://www.jesussite.com.br/acervo_seitas.asp?Seitas=Espiritismo&Submit2=Abrir

http://www.militarcristao.com.br/estudos.php?acao=texto&id=26&pagina=0

Poderia deixar inúmeros outros links, mas creio que estes já sejam o suficiente para responder aos seus comentários, bem como a outras doutrinas espíritas.

Se for realmente necessário, no futuro, produzirei outro artigo tratanto do tema.

Abraço e obrigado por visitar e participar do meu blog.

Anchieta Campos