sábado, 21 de março de 2009

Que teólogo é você?

Já faz um certo que tempo que havia visto esse quiz em uma postagem no blog do pastor Silas Daniel. Hoje resolvi respondê-lo. Trata-se de 33 sentenças teológicas envolvendo 11 famosos teólogos da história cristã, onde você tem a disposição cinco níveis de resposta.

Por evidente, o resultado apurado não representa com perfeição uma amostra real de seu pensamento teológico, pois são apenas alguns pontos teológicos dos 11 pensadores que são dispostos para a nossa avaliação. Contudo, os poucos minutos gastos para responder esse questionário vale para se ter ao menos uma noção de quais pensadores mais nos aproximamos, além da diversão, o que acaba, no caso, por ser o mais proveitoso.

O meu resultado fora o seguinte:

Karl Barth
92%

Martinho Lutero
83%

Charles Finney
67%

Friedrich Schleiermacher
67%

Jonathan Edwards
67%

Paul Tillich
58%

Anselmo
50%

Jurgen Moltmann
50%
Santo Agostinho
50%
João Calvino
33%

Rudolf Bultmann
0%

Surpreendi-me um pouco com Barth em primeiro lugar. Lutero com 83% não foi surpresa. Outro destaque vai para a baixa porcentagem atribuída a Calvino, pois pensei que sairia mais ou menos uns 70%, mas tudo bem. Como já disse acima, o resultado não é uma amostra muito precisa. Mas que é interessante responder, isso sim!

E você, que teólogo é?

Anchieta Campos

Nenhum comentário: