segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Acidente na Sede da Igreja Renascer

O Brasil acompanhou neste domingo a cobertura do acidente que ocorreu na Sede Mundial da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo, localizada na avenida Lins de Vasconcelos, no bairro Cambuci, zona sul de São Paulo.

Por volta das 19 horas (horário de Brasília) o teto do templo, uma antiga sala de cinema com capacidade para aproximadamente duas mil pessoas, desabou por completo, deixando como saldo, até o momento, 9 mortos (número que oro para que não aumente), e mais de uma centena de feridos. Estima-se que aproximadamente 400 pessoas estariam no local no momento da queda do teto.

Um inquérito será aberto para se apurar as causas do acidente. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Manoel Antônio da Silva Araújo, a estrutura do prédio da igreja aparentava ser antiga: “Era uma cobertura de madeira e uma estrutura metálicas, um tipo de estrutura muito antiga”.

“Uma das vítimas do desabamento e um morador da região disseram que já havia reclamações sobre a presença de rachaduras no prédio onde funcionava a sede da igreja Renascer em que o teto desabou na noite do domingo (18).

Alessandra Vieira, 24 anos, vendia brindes em frente ao prédio no momento que o teto desabou. Frequentadora da igreja há 11 anos, Alessandra relatou o que aconteceu no momento da tragédia: “Foi muito rápido, eu senti um vento forte, como se fosse de um helicóptero, quando vi estava tudo caindo. Foi um terror, pessoas desmaiadas, debaixo de vigas, com fraturas expostas sangrando muito”, contouSegundo ela, já houve reclamações sobre goteiras e havia rachaduras visíveis no teto do prédio.Outro morador, Mauricio, de 44 anos, que trabalha em frente ao local, afirmou que o prédio é muito antigo e que sentia o barulho mover a cristaleira do apartamento onde morava, que tem a parede colada a do templo. "Aqui eram feitos shows de rock há alguns anos e era muito barulho. Eu via os cristais da cristaleira balançando. Já fizemos abaixo-assinado e nada", relatou o morador sobre o período em que morava no apartamento do primeiro andar do prédio”
. Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/01/19/ult5772u2608.jhtm.

O prédio da igreja Renascer já havia sido lacrado em junho de 1999 pelo Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), em virtude dos membros terem desobedecido à instrução do órgão de desocupar o imóvel. A causa da interdição fora justamente o prédio ter apresentado problemas nas vigas do telhado, conforme revelou um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), emitido em fevereiro de 1999. O laudo descrevia que “uma das tesouras (estrutura de madeira que dá sustentação ao teto) está corrompida por cupim”. A Renascer afirma que os alvarás de funcionamento estão todos regularizados, e que a última reforma do prédio ocorreu há quatro anos.

Olha, mesmo em meio as dores dos familiares que perderam seus entes queridos, não posso me negar de fazer uma pequena observação sobre este triste fatídico. A Renascer é uma igreja neo-pentecostal (a segunda maior deste seguimento), e, como tal, dá muita ênfase aos dízimos e ofertas, sendo um fato, inconteste, que a mesma é uma igreja rica, frequentada majoritariamente por pessoas de consideráveis condições financeiras. Isto posto, não consigo compreender como os seus líderes deixaram esta fatalidade ocorrer. Uma estrutura como esta que veio abaixo não cai do dia pra noite, mas sim é uma consequência de um considerável período de descaso para com a manutenção física.

Onde foram investidos os altos dízimos e ofertas desta nova, mas já rica e grande igreja? Acho que o casal “apostólico” fundador da mesma sabe esta resposta.

Anchieta Campos

19 comentários:

JamesCondera disse...

Graça e paz vos sejam multiplicadas, amado irmão Anchieta Campos.

Quando postamos algumas coisas que ora presenciamos, muitos nos vem com a mesma história: “ Não se pode julgar!”

Entretanto, esta mensagem não tem, a intenção de julgar membros, nem tão pouco igreja A ou B, mas, sejamos responsáveis com os fatos que nos são apresentados e repensemos nosso papel de verdadeiros cristãos, pois, Jesus nos chamou à responsabilidade diante os ímpios, e, o que mais temos visto e revisto, são escândalos atrás de escândalos através de movimentos que utilizam o nome de Jesus para engrandecimento financeiro...

E, como se não bastasse, agora, com esta tragédia que ceifa almas e mutila pessoas...

Este é o momento propício para que se levante uma ampla discussão, tanto eclesiástica como governamental, quanto aos que estão colocando milhares de pessoas em risco, tanto material quanto espiritual...

Fraternalmente.

James, presbítero.
Jesus, o maior Amor
...
..
.

Anchieta Campos disse...

Amado irmão e amigo, Pb. James Almeida, a paz do Senhor.

Ótima intervenção!

Realmente não estamos julgando a denominação Renascer, muito menos os seus membros, até porque não é a igreja Renascer (na figura de seus membros) a culpada em si por este incidente, mas sim os líderes que representam a sua membresia (que é a verdadeira Renascer).

Não consigo ter outra conclusão a não ser de uma irresponsabilidade tamanha dos líderes da Renascer, os quais são os responsáveis pela administração financeira da mesma.

Dinheiro não é problema por lá. O problema é outro, o "apóstolo" e a "apóstola" que o digam!

E quem paga com isso? Os membros que contribuem!

Como bem disse o amado irmão, este momento é propício para se debater certas políticas eclesiásticas, com o fim maior de se censurar abusos e abrir a mente de muitos irmãos, o que com certeza será do agrado de Deus e não provocará nenhum escândalo.

Forte abraço caro irmão. Obrigado por sua rica contribuição.

Anchieta Campos

Prof. Francivaldo Jacinto disse...

A paz do Senhor.

Onde está a Bíblia do "apóstolo" e da "apóstola"?
Não podemos negar a irresponsabilidade da liderança, afinal são eles os responsáveis pelo dinheiro arrecadado através dos altos dízimos e ofertas que por lá são tão exigidos.
Diante desse incidente lamentável, podemos fazer a seguinte pergunta. O que alguns pastores estão fazendo com o dinheiro dos dízimos e das ofertas?

Em Cristo,

Francivaldo Jacinto.

Anchieta Campos disse...

Caro Francivaldo Jacinto, a paz do Senhor.

Realmente é algo revoltante. Não sei nem o que é pior, se é a falta de caráter e irresponsabilidade dos líderes, ou a alienação absurda que alguns membros da Renascer tem, onde mesmo depois deste triste ocorrido ainda findam defendendo os seus líderes denominacionais.

Muito triste.

Quanto a sua pergunta final, com certeza que muitos pastores não estão investindo no patrimônio da igreja que lideram, mas em seus próprios patrimônios.

Forte abraço.

Anchieta Campos

Anônimo disse...

Prezados...

É impressionante os comentários dos "Irmãos em Cristo", gostaria de lembra-los que conforme esta na palavra de Deus "cada um dara conta de si" vocês realmente acham que ajudam o Evangelho e o Amor em Cristo? Creio que vocêm devem saber que em nossas vidas nada é por acaso e Deus esta no Controle de todas as Coisas, portanto lembremos do versiculo "No mundo tereis aflições mas tende bom Animo" Desejo imensamente que os Irmãos possam crescer a cada dia no Amor de Cristo em União, e canalizem toda inteligência e juventude para o Verdadeiro Evangelho de Cristo, pois na Comunhão dos Irmãos o Senhor Ordena a Benção não é? Plageando o Pr Jabes de Alencar Lembre-se que o Amor é o Cartão de Visita do Cristão!!!
Fiquem na Paz

Rita Cássia
Da igreja de Jesus
Fiel da Renascer em Cristo SEDE

Anônimo disse...

Anchieta e demais,

Neste momento, junto-me às vítimas e familiares em sua dor. E sei que há, em algum lugar, uma lição a ser tirada, por todos nós, deste triste incidente.

Espero que a perícia indique as causas da queda, bem como as responsabilidades caso tenha havido e que havendo culpados haja punição. Sei que não é comum acontecer isso no Brasil, mas quem sabe em se tratando de uma igreja evangélica a justiça se faça valer?

Em Cristo,

Clóvis

Anchieta Campos disse...

Cara Rita de Cássia, a paz do Senhor.

A omissão para fatos que maculam o seguimento evangélico não é uma demonstração do verdadeiro amor. Fechar os olhos para os erros em nosso meio não é ajudar o Evangelho. Quer dizer que só devemos mostrar as flores, mas ocultar os espinhos?

Paulo nos demonstra o verdadeiro amor, e uma de suas demonstrações desse amor fora quando censurou o repreensível Pedro (Gl 2:11-14), não por odiá-lo, mas por amá-lo. Porventura o próprio Jesus fora contra os princípios de seu amor quando censurou a Tiago e João pelo pedido infundado e mentalidade errônea que demonstraram (Mc 10:35-40)?

A irmã cita o Salmo 133. É verdade que a bênção de Deus repousa na união entre o seu povo (não que seja uma bênção estrita e unicamente material), mas não é em qualquer união e concordância. Por ventura a bênção de Deus habitará em uma concordância pro erro? Claro que não. Antes, a união deve ser respaldada pela Palavra de Deus, para que tenhamos um "mesmo pensamento e um mesmo parecer" 1 Co 1:10.

Se há discordância no meio protestante, com certeza um lado, ou os dois, estão em desacordo com a Bíblia, haja vista que a mesma não sustenta dois pensamentos distintos sobre um mesmo tema.

Como diria o pastor Silas Malafaia: "quem ama diz a verdade, mesmo que esta verdade venha a doer e a machucar alguém". Nesta ele acertou.

Por fim, mais uma vez, presto a minha solidariedade para com a vossa pessoa, bem como para com seus irmãos de denominação.

Abraço.

Anchieta Campos

Anchieta Campos disse...

Caro irmão Clóvis, a paz do Senhor.

Com certeza este fato, assim como todos os que vivemos e vemos nesta vida, tem o que nos ensinar.

Realmente, por se tratar de uma igreja evangélica, a justiça venha a ser celere e eficaz, algo que deveria ser feito em todos os demais casos, não importanto o fato e nem as suas circunstâncias.

Forte abraço.

Anchieta Campos

Anônimo disse...

A Paz do Senhor irmão Anchieta! É revoltante e ao mesmo tempo doloroso vermos cenas como essa, até porque em se tratar de uma igreja que arrecarda milhões como todos ja sabem como também agora entendemos qual o destino dos dizimos e ofertas que são retirados e não dados pelos irmãos que ali congregam, esclareceu-me agora (depois do escanda-lo da renascer e da queda do teto da mesma)porque uma igreja desse porte não pode oferecer uma estrutura segura e confortavel, que seria o minimo que eles fariam para agradecer aos irmãos que tanto tem os "ajudados", esperamos que os lideres no geral cuidem rigorosamente do "aprisco" que suas ovelhas estão abrigadas.
Que Deus por Cristo vos abençoe meu irmão, permaneça na graça e no amor de Deus, amém!!

Anchieta Campos disse...

Caro amigo e irmão Leonardo Fontes, a paz do Senhor.

É sempre motivo de alegria e honra tê-lo por aqui.

Suas palavras expressam bem o sentimento que nos invade com um acontecido desse.

A tristeza é grande, isso é incontesti. Mas o fato ocorreu, e se ocorreu, o que aprendemos com ele? Aprendemos que ainda temos muito o que aprender como igrejas evangélicas.

Abraço caro amigo.

Anchieta Campos

Anônimo disse...

A paz do Senhor meu irmão em Cristo. Este acontecimento nos leva a refletir sobre a segurança dos nossos templos, não podemos tomar este fato com um fato isolado. Hoje poderia ser nossa instituição que estivesse na mídia de uma forma negativa como essa. Que nossos lideres tenham a preocupação não só de aglomerar o povo, mais de dar segurança e também porque não dizer conforto. Que haja mais fiscalisações em nossos templos e construções e que essas vistorias sejam feitas por pessoas qualificadas qualificadas.
Deus continue te abençoando meu amada irmão.

Anônimo disse...

Prezados Irmãos,

Antes de tudo gostaria de deixar bem claro que não tenho nenhuma "Procuração" para falar pelo Apostolo e pela Bispa Sonia, porém Amo imensamente essas vidas, foi neste local (Renascer) que tive meu lar restaurado meus familiares foram alcançados, curados e a despeito de tudo que a Renascer e seus Lideres vem passando Ler tais comentários de pessoas que se dizem "irmãos em Cristos" colaboram bastante com nossa Dor vocês precisam saber que na Renascer em Cristo existe um Povo que Ama a Jesus e não somente seus Lideres, acredito que os Irmãos do Rio Grande do Norte talves pela distância ou pela Juventude estejam sendo bastante ingênuos e precipitados em seus julgamentos acompanhando somente o que está na midia e não estão percebendo a Profundidade do Problema, sabemos que o acidente infelismente ocorreu, mas enfim temos que olhar além disso...será que é somente a igreja renascer que estão querendo atingir?!? Pense nisso Irmãos! Quero informar também a vocês se ainda não sabem que o Templo da Assembleia de Deus do Pastor Samuel Ferreira que nos acolheu com todo carinho para ministração de um culto na quarta feira passada também foram multados, que grande coincidência não é?!?Pergunto novamente será mesmo somente a Renascer a ser atingida?

Aproveito para Lembra-los que em 1998 nossos irmãos da igreja Universal (que foram extremamente solidários conosco no domingo passado) sofreram o mesmo acidente durante uma Vigilia em Osasco. E o Senhor deu graça e os capacitou para um tempo de muitas Vitórias que muito breve as teremos também porque cremos no Deus que servimos que jamais coloca seus Servos em algo Perdido.
Aproveito para convida-los a conhecer melhor nosso Ministério (Casa de Recuperação, Expresso Solidariedade alimentando pessoas nas ruas da capital de SP que não são poucos, Escola pra crianças na Favela de Heliopolis que é a maior Favela de SP e muita mais, tudo isso, mantido por dizimos e ofertas que vocês tanto comentam e parecem se incomadarem) e também tenho certeza que muito em breve a conhecer nossa nova Sede.
Talves vocês não puderam compreender do Amor que falei mas enfim "Se Deus é por nos quem será contra nos". Fiquem na Paz Maravilhosa de Jesus Cristo!!! Lembre-se sempre que o Amor é o cartão de Identidade do Cristão

Rita Cássia e Familia
Renascer em Cristo - Sede

Anchieta Campos disse...

Caro Pb. Diones Brito, a paz do Senhor.

Este triste acidente é um fato. As vidas já foram perdidas, e o que nos resta é aprendermos com isto que aconteceu.

Com certeza houve erros (já expostos aqui neste espaço, mesmo de um modo superficial e não detalhista), e o principal objetivo é se evitar que estes erros venham a ser cometidos novamente. Uma mentalidade mais crítica do seguimento evangélico já seria um ótimo começo.

Forte abraço e obrigado por sua participação.

Anchieta Campos

Anchieta Campos disse...

Cara irmã Rita, a paz do Senhor.

Com todo o respeito, mas suas palavras demonstram alguns pensamentos nada ortodoxos.

Primeiro: você concede à Renascer (mesmo que inocente e/ou inconscientemente) a honra e a glória pela obra que fora feita em seus familiares, o que é, por si só, um absurdo. Me perdoe, mas é um tanto quanto claro uma certa idolatria dos membros da Renascer para com a sua denominação e fundadores.

Segundo: não duvido, e nunca duvidei, que na Renascer exista um grupo de crentes com uma fé sincera em Cristo e em sua Palavra. Mas este fato não anula o que é público e notório em relação a sua denominação, que é a já comentada idolatria por parte de uma grande porcentagem dos membros da Renascer em relação à denominação e aos fundadores.

Terceiro: o argumento da distância e da idade é rídiculo como tentativa para se desqualificar uma análise crítica de um fato ou de uma instituição religiosa fincada em outro Estado brasileiro. No mundo digital em que vivemos o acesso ao conhecimento e informações praticamente não tem barreiras.

Quarto: essa síndrome da perseguição tão propagada pela Renascer não passa de uma guerra particular de interesses, os quais sabemos muito bem os pólos figurantes. Não estou aqui rejeitando totalmente a possibilidade de uma certa "marcação" nas igrejas evangélicas em geral, mas que há um exagero propagado pela Renascer, isso é bem claro. Se a Renascer é perseguida, com certeza isso não é repetido nas demais denominações evangélicas. Devemos, ainda, atentar para a questão política, a qual, infelizmente, é marcante e influente nas maiores (e assim com mais eleitores) denominações protestantes.

Quinto: sobre a questão da Assembléia de Deus Ministério de Madureira, devo dizer que nada tenho contra se ceder o espaço para se acolher os irmãos da Renascer para a realização de um culto à Deus. Agora tenho que destacar que o que fora realizado quarta-feira na AD do Brás fugiu um pouco de um culto prestado a Deus, haja vista os "apóstolos" terem, como já se era de imaginar, tomado o lugar de Cristo, bem como sua glória e honra. Destaque-se, como também já se era de esperar, a ênfase que os mesmos deram às contribuições financeiras na mensagem veículada para com os seus liderados. Seria o momento de se realizar um apelo econômico? Falta realmente dinheiro? Sinceramente, creio na resposta "não" para as duas perguntas.

Sexto: me perdoe a franqueza, mas a associação com a Universal só veio a complicar mais ainda a situação para o lado dos defensores dos "apóstolos", e para não complicar sobremaneira, vou me contentar e não realizar um detalhamento sobre este ponto.

Sétimo: não questiono o lado positivo realizado pela sua denominação e pela administração dos "apóstolos", afinal de contas, se só fossem pontos negativos, já seria algo sem noção alguma. Mas este fato não altera a imagem de escândalo que os "apóstolos" carregam, com muito peso, em seus ombros.

Por fim, sua citação bíblica inicia-se com um "se". E a questão do amor já fora acima explanada por mim.

Espero que compreendas meu objetivo neste assunto, o qual é o melhor possível para o povo de Deus, bem como para todos os irmãos membros da Renascer.

Abraço.

Anchieta Campos

Anchieta Campos disse...

ERRATA: no meu comentário acima, onde se lê "Se a Renascer é perseguida, com certeza isso não é repetido nas demais denominações evangélicas", leia-se "Se a Renascer é perseguida, com certeza isso não é repetido em todas as demais denominações evangélicas".

Anchieta Campos

JamesCondera disse...

Graça e paz vos sejam multiplicadas, irmão Anchieta Campos.

Na Palavra de Deus, nosso guia divino que nos leva à mansão celestial, disse Jesus: “As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Lucas 9.58), este relato, nos dá plena certeza que Jesus demonstrou que Seu evangelho é para salvação, e tenho plena certeza que muitos da Renascer, assim o desejam...

Entretanto, tampar o sol com a peneira sobre acontecimentos de atrocidades, como podemos notar o ocorrido com pessoas idôneas, algumas que morreram, outras que ainda permanecem internadas em estado grave, em troca de benesses, simplesmente isto!

Ou uma mansão em um condomínio de luxo, em Boca Raton, nos arredores de Miami, nos Estados Unidos, seria adquirida como nos ensina as Sagradas Escrituras?

Sentir dor por nossos irmãos que foram mortos, mutilados e que ainda sofrem, todos sentimos, mas, também certa revolta santa, por ver a Palavra de nosso Amado Senhor sendo usada para proveito próprio, e a isto não podemos nos calar, ainda que nossa irmã Rita assim o queira, mas é impossível...

Jamais seremos insensíveis quanto a dor que nossos irmãos sentem, mas também não seremos insensíveis quanto aos avarentos, que usam da fé alheia e da Palavra de Deus para seus deleites...

É chegada a hora de um basta a tantos escândalos ocorridos pelos que tentam se introduzir no meio do povo de Deus, e como o amado muito bem frisou, estão querendo parecer Deus...

O autodenominado título de ‘apóstolo’ não satisfaz aos fiéis da renascer, eles querem um deus e uma deusa...

Fraternalmente.

James, presbítero.
Jesus, o maior Amor
...
..
.

Anchieta Campos disse...

Amado irmão James, a paz do Senhor.

Muito boa a sua última intervenção, aliás, como todas as demais suas.

Existem três grupos bem distintos nesta situação toda: o grupo composto pelo casal "apostólico" fundador da Renascer; o grupo composto por membros da Renascer que praticam uma idolatria irracional aos "apóstolos"; e por fim um grupo de membros da Renascer que tem um desejo sincero de servir à Deus e honrar sua Palavra.

Sinceramente, amo em Cristo os membros dos três grupos, mas o tratamento que devo dispensar a cada um é com certeza dosado diferentemente. Desejo que os membros dos dois primeiros grupos reconheçam seus erros (que não são secundários) e os abandonem, para que assim a Renascer possa ser uma igreja que venha a trazer mais frutos que escândalos para o Reino de Deus.

Fatos são fatos, e contra eles não há argumentos.

Forte abraço caro irmão.

Anchieta Campos

Renascer Anchieta - Uma Igreja de Milagres disse...

Bem, estou pasmada com estes comentários!!!! Quanta sabedoria ne? Quanto tato pra escrever, falar mal, julgar!!!!
PARA QUE VCS SAIBAM: NÓS DA RENASCER EM CRISTO AMAMOS AO SENHOR, TEMOS ALIANÇA COM ELE, BEM COMO COM A IGREJA (ENTENDA-SE MEMBROS) E NOSSOS LÍDERES!!!
sabe o que é amor? É algo que não se explica. Mas como o homem carnal busca explicação para todas as coisas, ficam fazendo o que vc esta fazendo neste momento...
Nos vemos na gloria!!!!

Anchieta Campos disse...

Cara Ana (ou seria caro Paulinho?), saudações fraternas em Cristo.

Mostre-me onde julguei a fé dos membros da Renascer! Digo mais: mostre-me onde julguei injustamente os líderes (leia-se fundadores) da Renascer!

Enquanto "homens carnais" como eu buscam respostas, pessoas "espirituais" aceitam tudo que lhes convém sem a menor análise. Isso tem um termo definidor, mas não vou usá-lo para se evitar maiores problemas.

Deus te abençoe.

Anchieta Campos