tag:blogger.com,1999:blog-6836194577590670825.post735420169669187702..comments2023-10-29T12:54:34.098-03:00Comments on Blog do Anchieta: Os "tímidos" de Apocalipse 21:8Anchieta Camposhttp://www.blogger.com/profile/12765394107842061383noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-6836194577590670825.post-4190833151485509812009-06-20T15:41:19.045-03:002009-06-20T15:41:19.045-03:00Caro Renne, saudações fraternas em Cristo.
A rela...Caro Renne, saudações fraternas em Cristo.<br /><br />A relação entre observar os mandamentos (em sentido geral) e a salvação, aparentemente lembra um paradoxo, mas não o é.<br /><br />Primeiramente tem que se destacar que o mero fato de observar os mandamentos da lei mosaica não garante a vida eterna (cf. Mt 19:17-24). Destaque-se ainda, de pronto, que conforme a referência de Mt 19:17-24, a guarda do sábado, a observância da circuncisão, a observância das festas judaicas, os holocaustos, e outros caracteres da lei mosaica, não foram citados por Jesus como requisitos para a salvação (ver At 15:25; 1 Co 7:18-20; Cl 2:16,17).<br /><br />A bem da verdade, é inconteste que a observância da lei e seus mandamentos não tem o poder de tornar o homem justo perante Deus, mas tão somente o sacrifício de Cristo é que detém tal eficácia (cf. Rm 3:19-28; 8:3; Gl 2:16,21; 3:10,11; Ef 2:8,9,13-16; 2 Tm 1:9; Hb 9:19-28; 10:1-4), tendo a lei sido revogada como meio divino para se chegar à Deus (cf. Gl 3:24,25; Hb 7:18,19).<br /><br />Uma passagem bastante pertinente sobre o tema é Mt 5:19, que diz: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. Aqui Jesus está se referindo justamente à lei mosaica (v. 18), e percebemos que a ênfase soteriológica repousa no ensino, e não necessariamente na irrestrita e perfeita observância dos mandamentos ensinados. Vemos que mesmo que um crente chegue a violar algum mandamento, ainda assim o mesmo poderá herdar o reino dos céus, pois na verdade não há pessoa alguma que esteja isenta de pecar (Ec 7:20; 1 Jo 1:8-10). Lembremos ainda, como eu já disse aqui no blog em outra oportunidade, que por mais que o exterior possa ser um reflexo do interior de uma pessoa, o mesmo é enganoso em ambos os sentidos, sendo que o que define realmente uma pessoa para com Deus é o seu interior (1 Sm 16:7; 2 Co 5:12; Gl 2:6; Cl 2:23; 3:22; 2 Tm 3:5). Por isso que o julgamento de uma pessoa deve se iniciar sempre pela doutrina que a mesma professa (Rm 16:17; Ef 4:14; 1 Tm 1:3,10; 4:1,6; 6:3-5; 2 Tm 4:3,4; Tt 1:9; Hb 13:9; 2 Jo 1:9,10; Ap 2:14,15), sendo que os atos condenáveis (Gl 5:19-21; Ap 21:8; 22:15) não são necessariamente o estado permanente e imutável de uma pessoa, cf. 1 Co 6:9-11; Ef 2:2,3; 5:8; Cl 1:21; 3:5-8; Tt 3:1-5.<br /><br />Para uma melhor compreensão sobre a relação entre o crente e o pecado, ver meu artigo http://anchietacampos.blogspot.com/2007/12/o-crente-e-o-pecado.html. <br /><br />Os mandamentos maiores da fé cristã não estão relacionados diretamente com a observância dos regramentos da lei, mas sim em relação a termos fé em Jesus e a amarmos uns aos outros (1 Jo 3:23; 4:21; Jo 13:34,35; 15:12). Ver Mt 22:36-40.<br /><br />Portanto, a observância dos mandamentos da lei mosaica não são requisitos para a salvação. Pontos como a guarda do sábado, circuncisão, festas judaicas e holocaustos, não fazem parte do quadro de mandamentos que devem ser observados na Nova Aliança. A observância perfeita dos demais mandamentos confirmados pela Nova Aliança, bem como os surgidos nesta, conquanto sirvam de padrão para a vida cristã, não vem a ser requisito primário e indispensável para a salvação, visto que, conquanto o crente sempre busque levar uma vida santa aqui na terra, o mesmo jamais conseguirá ter uma vida imaculada; devendo, quando pecar (o que deve ser exceção na vida do crente), buscar em Cristo (e não na inútil observância da lei) o perdão pelos pecados (cf. 1 Jo 2:1,2).<br /><br />“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida” 1 Tm 1:5.<br /><br />“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” Mt 7:20; “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei” Gl 5:22,23.<br /><br />Obrigado pela visita e participação. Deus te abençoe grandemente. Amém.<br /><br />Abraço.<br /><br />Anchieta CamposAnchieta Camposhttps://www.blogger.com/profile/12765394107842061383noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6836194577590670825.post-32902793741439591282009-06-19T18:46:57.973-03:002009-06-19T18:46:57.973-03:00Obrigado pela explicação
POR FAVOR RESPONDA -ME ...Obrigado pela explicação<br /> POR FAVOR RESPONDA -ME A UMA PERGUNTA<br /><br />Quem não quarda os mandamentos será salvo???<br /><br /><br />Meu Blog<br />http://espiritodedeus.blogspot.com/Rennehttp://espiritodedeus.blogspot.com/noreply@blogger.com